Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020, 14h:02

Janaina lembra "sororidade" após suposta demissão de assessoras em licença maternidade

Elloise Guedes
Única News

(Foto: Secom/ALMT)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que está de repouso médico, publicou um vídeo em suas redes sociais explicando o que é 'sororidade'. O vídeo vem a calhar após denúncia sobre a suposta demissão de 9 assessoras em licença maternidade, na Defensoria Pública de Mato Grosso.

Sororidade é uma expressão bastante usada dentro do movimento feminista, mas que se encaixa em qualquer situação do cotidiano da mulher.

A parlamentar, que está gravida, disse que acompanha o caso de perto, mesmo a instituição emitindo nota desmentindo a informação. Janaina relembrou o vídeo que tinha gravado no ano passado, sobre o assunto. Ela relata

Fui a deputada mais votada na história de Mato Grosso. E ainda continuo sofrendo com comentário pejorativos dentro do parlamento

que já passou por muitos momentos constrangedores dentro no plenário da Assembleia Legislativa, por ser a única deputada em Mato Grosso.

"Nessa última eleição eu fui a deputada mais votada na história de Mato Grosso. E ainda continuo sofrendo com comentário pejorativos dentro do parlamento, que deixam de levar em consideração as 10 leis que sancionei, o trabalho que desenvolvo aqui dentro e o fato que, em meio a 23 homens, eu consigo me destacar dentro de um parlamento", disse Janaina.

A questão da sororidade ganhou destaque recente no paíz, após uma cena do programa Big Brother Brasil da TV Globo, onde a participante Manu Gavassi usou o termo para justificar seu voto em um homem considerado machista. A cena chamou atenção da deputada para falar com as mulheres mato-grossenses sobre o assunto.

Caso da Defensoria Pública

Servidoras da Defensoria Pública de Cuiabá divulgaram uma nota de repúdio contra o órgão alegando violação dos direitos das mulheres. Segundo o documento, nove funcionárias que atuam como assessoras jurídicas e que estão de licença-maternidade, estão em uma lista de pessoas que serão demitidas do órgão.

Por causa da repercussão, a Defensoria Púplica emitiu uma nota, dizendo que "somente haverá exoneração de servidoras que desejam esse ato, por não terem mais interesse em acompanhar os defensores e defensoras públicas que assessoram, em remoções que estão ocorrendo para comarcas do interior do estado".

Sororidade

Significa e promove a união entre as mulheres. Ou seja, representa uma série de atitudes e pensamentos que contribui para o empoderamento feminino e luta contra a rivalidade feminina ainda tão estimulada na nossa sociedade.

Veja vídeo: