Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 14h:25

Vencendo Gigantes da Alma - Capítulo VI: SOLIDÃO

Única News
Da redação

Divulgação

Um dos maiores Gigantes da Alma a ser combatido é a solidão. “Deus faz que o solitário viva em família, liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca”, Salmos 68.8.

De todos os heróis bíblicos, ninguém experimentou tanta solidão como o Rei Davi. Em Salmos 102: 1-7, ele diz: “Senhor, ouve a minha oração e chegue a ti o meu clamor. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa. Porque os meus dias se consomem como a fumaça e os meus ossos ardem como lenha. O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão. Por causa da voz do meu gemido, os meus ossos se apegam à minha pele. Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões. Vígio, sou como o pardal solitário no telhado.”

O homem evoluiu para maximizar suas chances de sobrevivência por meio da colaboração social. “Como os primeiros humanos tinham mais chances de sobreviver quando se mantinham juntos, a evolução reforçou a preferência por fortes laços, ao selecionar genes que favorecem o prazer da companhia e produzem inquietude quando se está involuntariamente desacompanhado.” Em outras palavras, a necessidade humana de companhia está marcada em nossos genes. A intensidade da dor do isolamento, entretanto, pode variar de pessoa para pessoa. O importante é encontrar um ambiente social adequado ao seu grau de sensibilidade.

A solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. É mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa, não porque simplesmente se isola, mas porque os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado.

Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que esteja sob o controle do indivíduo. Solitude é o estado de se estar sozinho e afastado de outras pessoas e densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão ou compaixão. No mundo atribulado de hoje, podemos dizer que vivemos uma geração de pessoas solitárias, mesmo no meio da multidão.

Quantas pessoas há, sentadas em nossos bancos da igreja, que cantam conosco, leem a Bíblia conosco, participam da Santa Ceia, e mesmo assim são muito solitárias? Quantas pessoas entram na igreja durante os cultos, saem e vão embora sem sequer ser notadas? Ou seja, mesmo dentro da nossa popular comunhão, temos um exército de pessoas solitárias. A solidão pode desencadear sintomas e consequências derivadas, tais como: depressão, mau funcionamento do sistema imunológico, aumento da pressão sanguínea, elevação dos níveis de hormônios do estresse, obesidade, diabetes, insônia, dependência alcoólica, dependência química e também algum tipo de demência em pessoas mais velhas.

COMO VENCER A SOLIDÃO?

Dicas simples e fáceis do psicólogo John T. Cacioppo, da Universidade de Chicago, publicadas no portal oglobo.com: EXPANDA-SE - a retração e a passividade, associadas à solidão, são motivadas pela percepção de estar sendo ameaçado. Seja capaz de testar outras formas de se comportar sem aquela sensação de perigo. Você precisa de um lugar seguro para experimentar e tem que começar aos poucos. Não foque em tentar encontrar o amor da sua vida ou em se reinventar de uma vez só. Brinque com a ideia de tentar pegar doses pequenas da sensação positiva que surge com interações positivas.

TRACE UM PLANO DE AÇÕES

Algumas pessoas se veem à deriva e sem controle de suas vidas. A percepção de que não somos vítimas passivas, de que temos o controle e podemos transformar nossas situações simplesmente mudando nossos pensamentos, expectativas e comportamentos com relação aos outros, pode ter um efeito surpreendentemente poderoso, especialmente em nosso esforço consciente de autorregulação. Outra atitude que nos dá a sensação de controle vem do reconhecimento de que temos poder para escolher em que investir nossa energia social. A solução para a solidão não é quantidade, mas qualidade de relacionamentos.

Contentamento social pode nos ajudar a ser mais consistentes, generosos e alegres. Isso pode nos tornar mais otimistas. Biblicamente, busque exemplos como: José, Daniel, Misael, Ananias e Azarias, entre outros. Eles descobriram em Deus a sua real ajuda e socorro. Viva uma vida de oração e comunhão com “Jeová Rafa; Jeová Jireh; Jeová Shalom e Jeová Sabaote.” Adore ao Senhor mesmo por estar solitário.

Lembre-se de que Ele disse: “Não te deixarei, nem te desampararei". E assim, com confiança, ousemos dizer: "O Senhor é meu ajudador e não temerei o que me possa fazer o homem (Hebreus 13: 5-6)", leiam também o Salmo 46 e vejam as maravilhas que o senhor nos revela quanto a este tema.

Finalizo com uma oração: Meu Deus e meu Pai, muitas vezes tenho me sentido só, como se fosse uma ilha deserta em meio ao oceano. Não consigo falar com ninguém. Não consigo ouvir ninguém. Socorra-me e me ajude. Dá-me a alegria da tua salvação e renova em mim o teu Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém! 

*EDER DE MORAES DIAS é Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil MT; Secopa MT 2014; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Ex-Diretor de Portos da Metamat; Ex-secretário de Educação de VG; Ex-secretário de Governo de VG ; Ex-secretário de Fazenda de VG; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogos, MBA Ciências Políticas e iniciante em TEOLOGIA.