Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 10h:10

Em sabatina 'prévia', Aras defende a senadores Lava Jato 'sem excessos'

Por Andréia Sadi

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Senadores que participaram nesta terça-feira (10) de conversas com procurador Augusto Aras ouviram do indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao comando do Ministério Público Federal (MPF) que ele é a favor da Operação Lava Jato, mas "sem excessos".

O procurador tem repetido que as investigações precisam se expandir pelos estados, mas critica o que classifica de "espetacularização" de procuradores que ele chama de "nutella" – ironizando grupo de procuradores jovens que se destacaram no MP à frente da Lava Jato. Aras repete que os procuradores "raiz", mais experientes, não foram ouvidos nas investigações mais polêmicas e, por isso, na sua visão, houve excessos e abusos.

Durante as conversas no Senado, parlamentares fizeram uma série de perguntas ao procurador, que ainda será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Pela previsão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a Casa pode votar a indicação de Aras na semana do dia 22 de setembro. O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina dia 17.

Uma das preocupações dos senadores é sobre eventuais denúncias. É da competência do chefe do MP denunciar políticos com foro privilegiado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A respeito disso, reservadamente, sempre que é questionado, Aras tem repetido desde a campanha para procurador-geral que não deixará de denunciar, mas que é um "estadista" e tem "responsabilidade".