Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 09h:54

Envelhecimento Capilar: Cura para os cabelos Brancos?

Má alimentação, estresse emocional e alterações hormonais interferem diretamente e contribuem para o envelhecimento cada vez mais precoce dos cabelos

Da Redação

O processo do envelhecimento acontece de forma global e os cabelos também sofrem com a ação do tempo. De acordo com a dermatologista Karin Krause Boneti, fatores extrínsecos como poluição, radiação solar, agressões térmicas e químicas - secador, tintura e alisamentos e fatores intrínsecos: má alimentação, estresse emocional e alterações hormonais interferem diretamente neste processo e contribuem para o envelhecimento cada vez mais precoce dos cabelos.
“Esses fatores levam a formação dos famosos “radicais livre” que são responsáveis pelo envelhecimento tanto da pele com a perda de colágeno e elasticidade como do cabelo, tornando-os mais finos, fracos, sem vida e com dificuldade de crescer”, explica Karin Krause.
A dermatologista enfatiza que os temíveis radicais livres provocam um processo de oxidação celular que faz com que o bulbo capilar (estrutura que produz e distribui as células responsáveis pelo crescimento dos fios) se atrofie, causando uma queda no metabolismo capilar. O cabelo perde proteínas e ceramidas, ficando mais fino, opaco e sem elasticidade. A oxidação também atinge as células produtoras de melanina que dão cor aos fios levando a formação de cabelos brancos.
Hoje o grande foco das pesquisas neste setor estão em buscar adiar o envelhecimento do cabelo.

“Esses fatores levam a formação dos famosos “radicais livre” que são responsáveis pelo envelhecimento tanto da pele com a perda de colágeno e elasticidade como do cabelo, tornando-os mais finos, fracos, sem vida e com dificuldade de crescer”, explica Karin Krause.

Cura potencial para cabelos brancos?
A Pirroloquinolina quinona (PQQ) é uma vitamina do complexo B, com ação antioxidante muito mais potente que a vitamina C, que neutraliza os radicais livres superóxidos e os hidróxilos. Foi descoberta em 1979 por pesquisadores japonesesEm 2010, pesquisadores da Universidade da Califórnia na cidade de Davis, lançaram um artigo de revisão mostrando que o papel fundamental da PQQ, demonstrando de modo muito significativo que a PQQ não só protege a mitocôndria do estresse oxidativo, mas promove a geração espontânea de novas mitocôndrias (biogênese mitocondrial) nas células em processo de envelhecimento. Trata-se de um antioxidante extremamente potente, até 100 vezes mais eficaz do que a vitamina C. Em pessoas com predisposição a cabelos grisalhos precoces é possível suplementar através de injeções de PQQ ou mesmo oral

Tratamentos para reverter o envelhecimento capilar

Para prevenir a queda e o envelhecimento podem ser feitas sessões mensais de Microinfusão de Medicamentos Percutânea (MMP) com minoxidil, finasterida, vitaminas antioxidantes e fatores de crescimento. Esse tratamento preventivo tem três ações terapêutica:
1-A medicação age de forma específica direto na raiz do folículo piloso, é o que chamamos de “Drug Delivery” (entrega do medicamento na profundidade);
2-A puntura na pele gera uma vasodilatação, promovendo uma melhor oxigenação do couro cabeludo que nutre de forma mais ativa os fios.
3- A orvalho de sangue que chega na superfície do couro cabeludo por conta do microagulhamento traz fatores de crescimento naturais que também melhoram a condição capilar.
Karin Krause frisa que é importante salientar que o melhor tratamento sempre é a prevenção, ou seja, evitar os fatores que aumentem a produção de radicais livres. Boa qualidade de sono, horários equilibrados, evitar as doenças de couro cabeludo, como caspa e psoríase, que aceleram o processo de envelhecimento local. A ingestão de alimentos saudáveis também é de extrema importância já que a perda da densidade capilar pode ser provocada pela ausência de alimentos ricos em proteínas e outros nutrientes. “A biotina, também chamada de vitamina B7 ou B8, pode ser encontrada em alimentos como gema de ovo, cereais integrais, amendoim e nozes. Em alguns casos, é necessário suplementos com essa vitamina, assim como a aplicação tópica”, complementa

Mais informações
FRÉMISSANT - Clínica de Dermatologia
Rua Baurus . Lt 06 Qd 03 Condomínio Alphaville Bairro Jardim Itália, Cuiabá.
Telefones (65) 3653-6320 ou 3653-3361
[email protected].


Karin Krause

Karin Krause Boneti CRM: 5360 / RQE: 2760 é Dermatologista e Diretora Médica da Frèmissant Clínica de Dermatologia