Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 04 de Junho de 2019, 16h:44

MT pode voltar a exportar carne à China após OIE encerrar caso da vaca louca

Fernanda Nazário
Única News

Mato Grosso pode voltar a exportar carne à China após a Organização Internacional da Saúde Animal (OIE) suspender a extportação devido ao caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como "Vaca louca", registrada na última sexta-feira (31) em um animal do estado.

A exportação da carne de Mato Grosso esta temporáriamente suspensa  pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento do Brasil devido um acordo bilateral assinado em 2015, que exigia a sanidade do animal. O Ministério também proibiu a emissão de certificados sanitários até que a autoridade chinesa concluísse a avaliação disposto no acordo bilateral.

Por meio de nota, o Ministério informou que a OIE analisou a notificação da ocorrência e deliberou pelo encerramento do caso sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença.

A Organização também disse que não haverá relatórios suplementares sobre o caso. E no caso da China, o Ministério suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários até que a autoridade chinesa conclua sua avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio, cumprindo-se, assim, o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015.