Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018, 18h:02

Poetas cuiabanos integram Festival Internacional de Poesia em Portugal

Claryssa Amorim

(Foto: Divulgação)

WhatsApp Image 2018-09-11 at 18.24.31.jpeg

 

 

A imortal e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, considerada como uma das maiores escritoras e poetisas do país, Marília Beatriz de Figueiredo Leite, junto com outro poeta, Caio Augusto Ribeiro foram convidados a integrarem o livro “Ephemeros”, da autora Eloisa Vicente de Campos. 

 

A autora do livro revela - de forma poética - as suas revoltas contra a violência do Brasil, principalmente com relação às mulheres. 

 

Além de poemas, o livro conta com 30 fotos de mulheres que doaram as suas fotografias para a publicação no livro. Apenas ilustram o livro como forma de colaborar na divulgação da obra de cunho assistencial.

 

O livro será lançado no Festival Internacional de Poesia, na Capital de Portugal, em Lisboa, que terá início nesta quinta-feira (13) e vai até sábado (15).

 

Os primeiros dois dias do Festival ocorrerão no Instituto Camões. Já o encerramento acontecerá no Palácio Baldaya, ambos em Lisboa [Portugal]. 

 

Segundo a poeta Marília, o livro após sua passagem por Portugal será lançado em Cuiabá ainda este ano e toda a sua renda será revertida para uma instituição filantrópica de saúde.

 

Ao citar os trechos em que mais ama, como: “[...] Muitas vezes resvalei em pingo feliz. E me abstive deles por medo ou por força?” ou “Muitas vezes me emprenhei em alguém e jamais fiz jejum de quem quer que fosse [...]”, Marília destaca que o convite da autora a agradou. Mas, sobretudo, ao enaltecer suas poesias, de quebra, também lhe deu a responsabilidade com o fazer literário, com os saberes daqueles que transformam letras em memória e arte.

 

“Sem dúvida é o reconhecimento de que autores daqui estão sendo recebidos com atenção internacional. O que nos fortalece grandiosamente e, claro, à nossa literatura”, destacou.

 

Além dos poetas cuiabanos, Eloisa Vicente convidou também para integrar o livro, o poeta português Álvaro Giesta que é conhecido mundialmente com os seus 11 livros lançados. Álvaro, que já venceu o 4º Prêmio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos, é também contista e crítico.

 

Já o Caio Augusto destacou que o convite o deixou honrado e muito feliz, pois apesar de já ter lançado três livros, sendo um lançado em Cuiabá e outro em São Paulo, nunca teve a oportunidade de integrar um livro com lançamento internacional.

 

"É muito gratificante saber que pessoas se interessam pela poesia de Cuiabá, especialmente de jovens autores, porque levar este trabalho para europa é uma prova de que estamos Fazendo um ótimo trabalho", disse.

 

Ele não deixou de citar que o trecho que mais gosta de seu poema é o "Manifesto do Olho":

 

Um olhar é sempre

Um toque

Quando me vejo refletido no teu olho

Corpos se tocam

Sem colidir