Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 10 de Abril de 2024, 14h:21

Kobra conta detalhes sobre a doença desenvolvida por intoxicação de tintas

Muralista internacionalmente conhecido fala sobre as dificuldades que enfrenta até hoje, após a exposição a tintas sem equipamento de proteção

Revista Quem
Única News

Foto: Reprodução/Instagram

Crescido na periferia de São Paulo, Eduardo Kobra, de 49 anos, é ativista e muralista com obras espalhadas por todo o mundo. O artista detalhou o momento em que descobriu uma intoxicação devido à exposição a tintas e solventes sem proteção.

"Eu não usava proteção nenhuma, então a tinta, além de ser super tóxica, é solúvel em thinner, que é super perigoso. Aí comecei a ficar doente e fiquei anos com problemas gravíssimos de saúde", contou o artista em entrevista ao podcast Conexões, comandado pela jornalista Gloria Vanique.

O artista explicou ainda que, entre os principais sintomas da intoxicação, está a depressão profunda causada por toxinas encontradas na tinta, que afetam o sistema nervoso central, além de problemas respiratórios e digestivos, como intolerância a diversos alimentos e insônia.

Atualmente, ele afirmou que é necessária uma bateria de exames para garantir que ele e sua equipe estejam aptos a subir em prédios e exercer a profissão em painéis altos, além do uso imprescindível de máscara.