Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023, 14h:04

COP28 se aproxima do fim sem definição sobre quem sediará cúpula em 2024

Há um impasse sem precedentes na COP28 sobre quem sediará a cúpula climática do próximo ano.

Terra

Reprodução/Earth.org

Nos primeiros dias da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) não houve nenhuma referência à COP29, ao contrário dos anos anteriores, quando os participantes geralmente mencionam o nome da próxima presidência da COP para mostrar que a estratégia mundial de combate ao clima está planejada para os próximos anos.

A essa altura, o próximo anfitrião normalmente estaria planejando a cúpula e estabelecendo as bases diplomáticas para sua presidência.

De acordo com as regras da ONU, é a vez da Europa Oriental sediar uma COP, e a decisão deve ser unânime entre todos os países da região. A guerra na Ucrânia, entretanto, tornou isso praticamente impossível.

A Rússia, que está sendo sancionada pela União Europeia por invadir a Ucrânia, se opôs à realização da COP29 em um Estado membro do bloco europeu e está bloqueando a candidatura da Bulgária.

Os outros dois possíveis anfitriões, os adversários de longa data Armênia e Azerbaijão, estão excluídos porque se recusam a apoiar um ao outro.

Até o momento, ninguém mais anunciou publicamente uma candidatura, e a ausência de um anfitrião não tem passado despercebida.

"É realmente necessário saber para onde vamos em seguida", disse Carmen Roberta Taboada, uma delegada brasileira. O Brasil sediará a COP30 na capital do Pará, Belém.

"Não temos um lugar para a COP do próximo ano... então como vamos chegar a um acordo sobre uma questão tão importante como a mudança climática?"

O anfitrião da COP faz mais do que fornecer um local e acomodar dezenas de milhares de participantes de todo o mundo.

A presidência, que informalmente começa seu trabalho no encerramento da COP anterior, envolve 12 meses de lobby junto aos governos nacionais para estabelecer as bases para os acordos. Quando a cúpula da COP é iniciada, a presidência tem uma enorme influência sobre sua agenda e seus resultados.

Na semana passada, o atual presidente da COP28, Sultan Al-Jaber, dos Emirados Árabes Unidos, pediu à Europa Oriental que "acelere e finalize" as discussões sobre quem sediará a COP29 e designou um negociador para ajudar a encontrar uma solução até 12 de dezembro, quando a cúpula deve terminar.

Até o momento, nenhuma solução foi anunciada.

Por outro lado, a presidência dos Emirados Árabes foi anunciada há mais de dois anos para a região da Ásia-Pacífico. A Índia se ofereceu na semana passada para sediar a COP33, em 2028.

Os anfitriões precisam de tempo para preparar as bases diplomáticas e a logística do grande evento, que neste ano atraiu um recorde de 97.000 delegados registrados. Os presidentes da COP geralmente fazem uma turnê pelo mundo antes da cúpula.