Cuiabá, 26 de Abril de 2024

GERAL Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020, 17:25 - A | A

26 de Novembro de 2020, 17h:25 - A | A

GERAL / DEFESA DO CONSUMIDOR

Para facilitar a vida de clientes, projeto de lei da AL sugere criação do Procon Online

Da Redação
Única News



No intuito de facilitar a vida dos consumidores um projeto de Lei que está correndo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) sugere que o Procon-MT passe a realizar atendimentos de maneira online.

Na nova forma de atendimento seriam registradas eletronicamente todas as denúncias relativas a fraudes ou lesões cometidas por fornecedores de produtos e serviços contra os direitos do consumidor, bem como quaisquer consultas relativas à legislação, como cobrança por produto ou serviço não solicitado às operadoras de cartão de crédito ou telefonia fixa ou celular; cobrança por produtos não entregues e serviços não prestados ou de má qualidade (companhias aéreas, de ônibus, operadoras de telefonia fixa e celular).

O projeto de Lei instituído pelo deputado estadual Dr. Gimenez (PV), sugere que na página do registro eletrônico na internet fique disponibilizado um formulário a ser preenchido pelo usuário e o protocolo do recebimento do registro deve ser enviado ao usuário também eletronicamente e acompanhado de uma cópia da ocorrência recebida. Para completar a tramitação de andamento de processo administrativo ou agendar audiências com fornecedores, a instituição deverá disponibilizar formulário a ser preenchido pelo usuário.

"A pandemia da Covid-19 veio para nos mostrar a importância de modernizar o atendimento e nossa proposta vem cobrar isso do governo", disse o deputado.

Números

Até junho deste ano, o Procon estadual registrou 2.851 reclamações. O dado é uma somatória dos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Foram 579 atendimentos presenciais e outros 2.272 atendimentos on-line, registrados pela plataforma www.consumidor.gov.br. A área Serviços Financeiros lidera com 788 reclamações; em 2º lugar estão Telecomunicações, com 629 reclamações; e em 3º serviços de Água, Energia e Gás, com 197 registros. Já a categoria Produtos de Telefonia e Informática ocupa o 4º lugar do ranking, com 165 registros; em 5º Demais Produtos, com 145 reclamações; e em 6º lugar Demais Serviços, com 86 registros.

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