Cuiabá, 05 de Dezembro de 2020

GERAL
Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020, 15h:39

IMPACTOS DA PANDEMIA

Número de mortes violentas em Mato Grosso cresce 6,6% no 1º semestre

Vithória Sampaio
Única News

(Foto: Reprodução)

O número de mortes violentas tem crescido cada vez mais em Mato Grosso. De acordo com os dados do anuário das Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou Defesa Social, houve um crescimento de 6,6% em mortes violentas no Estado, em relação a 2019.

Ainda assim, Mato Grosso está entre os estados com crescimento abaixo da média nacional.

De acordo com o anuário, as características das mortes violentas intencionais se agregam às tipologias de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e intervenção policial.

Consta ainda, no anuário, que a cada 10 minutos uma pessoa é assassinada intencionalmente no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, as mortes voltaram a crescer. Os dados mostram que 25.712 pessoas foram mortas intencionalmente. Em relação ao ano de 2019, representa um crescimento de 7,1%.

Segundo a pesquisa, o número das mortes em 2019 está distribuído da seguinte forma: 82,8% de homicídios, 3,3% de latrocínios, 1,7% de lesões corporais seguidas de morte e 13,3% de mortes decorrentes de intervenções policiais.

Na análise do perfil das vítimas, 91,2% são homens e 8,8% são mulheres. O predomínio dos homens nos conflitos é decorrente por diversos fatores, que também fazem deles a maioria dos autores dos crimes.

O período da pandemia da Covid-19 contribuiu, segundo o levantamento, para que os casos aumentassem, já que a população precisou aderir ao regime de isolamento social, convivendo mais com os parceiros e familiares.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE