Cuiabá, 26 de Abril de 2024

COVID EM MT Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021, 16:50 - A | A

26 de Janeiro de 2021, 16h:50 - A | A

COVID EM MT / EM MT

Clínicas particulares estão sem qualquer previsão de ofertar vacina contra Covid-19

Aline Almeida
Única News



Apesar da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), mostrar interesse e até negociações para aquisição de vacinas contra a Covid-19, o caminho parece ainda longo.

Pelo menos em Mato Grosso, as clínicas seguem sem qualquer previsão de disponibilizar o imunizante. Em contato com algumas clínicas (Vaciclin, Unimed e Saúde Livre Vacinas), nenhuma divulgou data ou sequer deu certeza das doses nas redes.

A recomendação é de que os laboratórios atendam preferencialmente o Governo Federal e assim, pacientes do Sistema Único de Saúde. Na lista de prioridade para não disponibilização, até por conta das poucas doses disponíveis, estão as pessoas em grupos de risco.

Em nota, a Unimed Cuiabá informou que, até o momento, as vacinas aprovadas pela Anvisa em caráter emergencial - Coronavac (Sinovac/Butantan) e Oxford-Astrazeneca (Oxford/Fio Cruz), são destinadas em sua totalidade ao SUS, através do Ministério da Saúde. Portanto, não há previsão de disponibilização para a comercialização da vacina contra a Covid-19 em âmbito privado nacional.

“Desde agosto de 2020, a Unimed Cuiabá, através do seu Núcleo de Vacinas, acompanha a viabilização para adquirir o imunizante contra a doença que já dizimou milhões de vidas. A Cooperativa cuiabana é credenciada à Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas Particulares, que pleiteia junto ao governo da Índia a aquisição de cinco milhões de doses da vacina Covaxin (Bharat Biotechfoi) para comercialização no mercado privado brasileiro”, cita.

Conforme a associação, o fabricante precisa finalizar todos os processos para solicitação de aprovação junto a Anvisa, que determinará a liberação para imunização. O Laboratório Pfizer também foi contatado paro o fornecimento da vacina Pfizer/BioNTech, mas relatou não haver previsão de liberação da vacina no Brasil.

As outras clínicas foram procuradas via rede social e por telefone. As empresas confirmaram falta de previsão.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia