DO G1
Dayane Zimmermann
O carnaval é conhecido mundialmente pela festa e alegria, mas também exige atenção redobrada de quem quer aproveitar a folia e evitar cair em golpes.
Os criminosos costumam se aproveitar da aglomeração de pessoas e da descontração para aplicar diversas fraudes e furtos. Por isso, o portal g1 preparou um guia com dicas importantes para quem quer ficar atento e se proteger dos prejuízos de se tornar vítima destes crimes.
Veja abaixo os golpes mais comuns de serem aplicados no carnaval
“Boa Noite Cinderela”: O golpe "Boa Noite Cinderela" é um tipo de crime em que uma pessoa é drogada sem o seu conhecimento, geralmente por meio da adição de substâncias em bebidas ou alimentos. A droga faz com que a vítima fique inconsciente ou com seus sentidos comprometidos, facilitando o roubo de seus pertences, como dinheiro, cartões de crédito, documentos e celulares.
Prevenção: Não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sem supervisão. O uso de copos mais fechados, como copos térmicos por exemplo, pode funcionar como uma alternativa para evitar correr risco com este tipo de golpe.
Golpe da maquininha: Neste golpe, os criminosos adulteram as máquinas de cartão para roubar dados dos clientes. Eles podem trocar a maquininha por uma falsa, instalar um dispositivo para copiar os dados do cartão ou até mesmo usar um leitor de cartão para clonar o cartão da vítima.
Prevenção: Sempre verifique se a maquininha não foi adulterada e confira o valor da transação antes de digitar a senha.
Golpe do PIX: Ao realizar uma cobrança via PIX para o pagamento de algum consumo no carnaval, os estelionatários trocam a maquininha por outra, que irá transferir um valor muito maior quando a vítima abre o aplicativo do banco.
Prevenção: Sempre confira o valor da transação na maquininha ou no celular antes de digitar a senha.
Golpe do beijo: O criminoso se aproxima da vítima e a beija, seja à força ou de forma consensual. A pessoa, muitas vezes com a ajuda de comparsas, aproveita o momento de distração para furtar os pertences, como celular, carteira ou documentos. Este golpe é mais comum em blocos de rua e festas com grande aglomeração de pessoas.
Prevenção: Fique atento com os itens pessoais em locais com grande aglomeração de pessoas.
Golpe de arrumar confusão: De forma proposital, os criminosos criam uma confusão, como um empurra-empurra ou uma briga falsa, para distrair as vítimas e furtar seus pertences. Os bandidos se aproveitam da desordem para pegar celulares, carteiras e outros objetos de valor das pessoas ao redor.
Prevenção: Em situações de tumulto, se afaste e proteja seus pertences. Caso haja briga, procure o agente de segurança mais próximo.
Golpes com ingressos falsos: Os criminosos vendem ingressos em links falsos para festas e eventos, sempre utilizando um layout parecido com o do site original. Os preços costumam ser menores que o habitual para atrair a vítima.
Prevenção: Utilize apenas em sites oficiais ou pontos de venda autorizados para efetuar a compra dos ingressos.
Golpe do contato: Essa tática envolve criar uma situação de proximidade física deliberada, seja apertando a vítima em uma multidão ou distraindo-a com um contato físico como agarrar a sua bolsa. Normalmente, os criminosos agem em grupo passando o item furtado de mão em mão e dificultando o reconhecimento de quem efetuou a primeira retirada.
Prevenção: Preste atenção a esbarrões e movimentos suspeitos na multidão e procure o agente de segurança mais próximo.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3