Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020, 10:06 - A | A

30 de Janeiro de 2020, 10h:06 - A | A

CIDADES / SEM RECURSOS

Vinte e duas cidades de MT já informaram que não realizarão festa de Carnaval este ano

Da Redação
Única News



O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) encaminhou aos 141 municípios de Mato Grosso um termo de responsabilidade e compromisso para que as cidades possam realizar medidas de segurança durante as festividades de Carnaval. No entanto, como resposta, 22 municípios anunciaram que não realizarão qualquer comemoração e a lista deve aumentar.

A cidade de Arenápolis (259 Km de Cuiabá), por exemplo, não realizará a festividade carnavalesca pelo segundo ano consecutivo. O principal motivo para as negativas seria a falta de recurso público.

De acordo com o levantamento do Crea, as orientações de diferentes instituições que compõem a FPI, como Corpo de Bombeiros Militar, Procon, Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Vigilância Sanitária e outros integrantes, são no sentido de garantir maior segurança dos participantes de eventos carnavalescos e religiosos.

De acordo com o coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães, os municípios e demais organizadores de eventos têm até o dia 14 de fevereiro para encaminhar as documentações necessárias ou as informações de que não realizarão nenhum evento. “Vale lembrar que estas orientações podem servir para quaisquer eventos públicos ou particular".

“Todas as prefeituras do estado foram notificadas e sabem das documentações técnicas que precisam ser providenciadas e entregues tanto ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com quem o Crea-MT tem parceria, quanto ao Ministério Público Estadual. O principal objetivo é orientar e evitar acidentes. Conscientizar os organizadores dos eventos de que a segurança deve vir em primeiro lugar”, disse Reynaldo.

O coordenador da FPI explica ainda que uma das grandes questões a ser verificada pelo Crea-MT é a apresentação das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) por parte dos realizadores. Para a montagem de estruturas de arquibancadas, camarotes e palcos, é necessário que o responsável técnico pelo evento apresente, junto ao Conselho, as ART´s referentes à elaboração e execução dos projetos, os respectivos memoriais descritivos e as anotações das execuções e montagens das referidas estruturas, bem como os contratos firmados entre a realizadora do evento e o profissional responsável.

Dependendo do porte do evento e do tipo de equipamentos que serão utilizados, é preciso um profissional legalmente habilitado para garantir a segurança de que tudo ocorrerá bem. (Com assessoria)

As cidades que não realizarão nenhum afestividade, conforme informaram até esta quinta-feira (30), são: Arenápolis, Brasnorte, Curvelândia, Dom Aquino, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Jauru, Juara, Juína, Juruena, Mirassol D’ Oeste, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Pontes e Lacerda, Rio Branco, Santa Carmem e Serra Dourada.

Em Cuiabá a programação já foi fechada. Veja AQUI.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia