Cuiabá, 26 de Novembro de 2020

CIDADES
Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 17h:11

1ª FASE

Testes com vacina chinesa já começaram em Mato Grosso

Única News
Da Redação

(Foto: HJM-MT)

Já começou a testagem da vacina chinesa contra a Covid-19, identificada como Coronavac, do laboratório Sinovac Life Science, em Mato Grosso. A primeira dose aplicada foi na médica infectologista do HUJM, Giovana Volpato Pazin Feuser.

O estudo ProfisCOV é conduzido pelo Instituto Butantan e pelo Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, como centro aplicador. Nesta primeira fase, será disponibilizada somente a voluntários profissionais de saúde, que são mais expostos ao vírus.

O projeto está sendo executado pelo Instituto Butantan em 16 Centros de Estudos espalhados em sete estados brasileiros, incluindo Mato Grosso. Os voluntários, para essa fase de avaliação da vacina, serão profissionais de saúde que estejam trabalhando na assistência à Covid-19.

Inclui médicos, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e dentistas, desde que tenham registro em conselho de classe (exigência da Anvisa). Idade acima de 18 anos e sem limite superior de idade, atuando efetivamente na atenção dos pacientes com Covid-19.

Os voluntários deverão estar saudáveis. Serão incluídos profissionais de saúde que nunca tiveram e que já tiveram Covid-19. Isto porque a reinfecção pelo coronavírus é um fato já comprovado.

Dessa forma, será possível avaliar se a vacina protege tanto para a primeira infecção quanto para a reinfecção.

Em Cuiabá, a expectativa é incluir 800 profissionais de saúde voluntários.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE