Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, 15:33 - A | A

18 de Fevereiro de 2020, 15h:33 - A | A

CIDADES / BAIXO ESTOQUE

MT Hemocentro precisa reforçar estoque de sangue para o carnaval

Única News
Com Assessoria



Com a proximidade do feriado de Carnaval, o MT Hemocentro, único banco público de coleta de sangue do Estado de Mato Grosso precisa de doadores para abastecer os estoques de todos os tipos sanguíneos: A, B, O e AB, positivo ou negativo.

O mês de fevereiro é considerado um dos períodos mais críticos do ano, pois é nesta época que as equipes do centro de coleta enfrentam dificuldade para atender aos hospitais públicos, pois a quantidade de bolsas de sangue fica insuficiente com a diminuição de coleta e o aumento no número demanda.

Essa baixa no número de coletas é o reflexo do período de férias, uma vez que no início do ano, boa parte dos doadores está em viagem. No entanto, essa dificuldade em manter o estoque vem sendo observada desde o final do segundo semestre do ano passado, conforme explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

“No mês de novembro de 2019, houve um aumento em todo o Estado no número de cirurgias eletivas. Esse fator, automaticamente, reflete e impacta na unidade de coleta, pois em qualquer cirurgia é necessário fazer transfusão de sangue”, explicou a diretora.

Para reverter este cenário critico, a diretora da unidade pede “que a população do Estado de Mato Grosso faça sua doação de sangue nas unidades de coleta e transfusão de sangue, existentes na capital e no interior”. “Além disso, os doadores que residem em Cuiabá e região metropolitana podem fazer suas doações no MT Hemocentro para nos ajudar a aumentar o número de estoque de bolsas de sangue neste período”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia