Cuiabá, 26 de Fevereiro de 2021

CIDADES
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 20h:49

RESTAURANTE TRADICIONAL

Mesa com intelectuais é inaugurada pelo prefeito: "eterniza a intelectual noite cuiabana"

Claryssa Amorim
Única News

(Foto: Prefeitura de Cuiabá)

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) inaugurou na noite desta segunda-feira (25), a mesa com bustos de "intelectuais" cuiabanos, no restaurante tradicional de Cuiabá, o Choppão.

Na mesa, estão os bustos do Zelito Bicudo, Renato Pimenta, Ramis Bucair, Ditinho Cigano e Silva Freire.

O ato representa uma reunião da noite cuiabana de intelectuais que discutiam política, economia e diversos outros temas.

Para o prefeito, a mesa representa a intelectualidade cuiabana.

"Acabamos de entregar a mesa que eterniza a intensa e intelectual noite cuiabana. Bom demais ser cuiabano e viver em Cuiabá. Vida noturna igual não há", disse Emanuel ao inaugurar.

Saiba quem são os intelectuais que compõem a mesa:

Zelito Bicudo - Foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde ministrou aulas de direito e era conhecido como professor Cátedra. Era amigo de Silva Freire e Aníbal Bouret, considerados como os três mosqueteiros inteligentes da Capital.

Silva Freire - Foi advogado, jornalista cultural, poeta de vanguarda e professor titular do Departamento de direito da UFMT. Colaborou para a formação cultural brasileira e para história política, educacional e literária mato-grossense. Chegou a ser preso e ter os direitos políticos cassado pela ditadura militar na revolução de 31 de Março de 1964.

Renato Pimenta - Conhecido como o famoso advogado de Cuiabá e um dos mais experientes criminalistas em Mato Grosso. A sua casa é hoje, um dos patrimônios da Capital, localizado na rua Joaquim Murtinho.

Ramis Bucair - Agrimensor e espeleólogo, Bucair era proprietário de um museu de pedras que leva o nome dele, na capital mato-grossense. Ele era um dos beneficiários da pensão dos desbravadores por ter trabalhado na demarcação do município de Barra do Bugres.

Galeria de fotos:


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

MARGARIDA CÉLIA PATROCÍNIO  26-01-2021 16:41:54
Gostei da iniciativa do prefeito Emanuel para deixar à posteridade quem foram os grandes intelectuais da nossa Cuiabá. Na curiosidade de ver de perto, tirar fotos, consequentemente, acabam lendo algo sobre esses ilustres e aprendem, indiretamente, um pouquinho da vida de cada um deles. É uma das 10 Competências gerais da Educação Básica da BNCC. Desejo que muitos alunos possam ir prestigiar essa iniciativa e conhecer um pouco dos que fizeram parte do nosso passado recente. Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo projeto! VALEU!!

Responder

0
0

MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE