Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 24 de Julho de 2020, 16:50 - A | A

24 de Julho de 2020, 16h:50 - A | A

CIDADES / REABERTURA DO COMÉRCIO

Entidades agradecem ‘voto de confiança’ e convocam comércio a reabrir com rigor

Elloise Guedes
Única News



Após o governador Mauro Mendes (MDB) assinar um novo decreto, nesta sexta-feira (24), autorizando a reabertura do comércio nas cidades que estão seguindo a quarentena coletiva obrigatória, como é o caso de Cuiabá e Várzea Grande, representantes do comércio convocaram os empresários a cumprirem o decreto com prevenção e rigor.

Sete entidades assinam um documento enviado aos empresários do comércio, destacando que a reabertura das atividades é um “voto de confiança” e uma oportunidade de mostrar a capacidade dos empresários de implantar e garantir o cumprimento das medidas, protegendo a saúde dos trabalhadores e também dos clientes. Além de garantir a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

Pelo decreto, as atividades não essenciais voltam a funcionar sem restrições de horários, mas com restrições das respectivas capacidades e com uma fiscalização mais severa, de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. Quando a classificação de risco for "alta", a capacidade de atendimento deverá ser de até 70%. Quando a classificação for de risco "muito alto", o atendimento fiacará restrito a 50% da capacidade.

Conforme os representantes, todos estão cientes caso haja algum descumprimento das medidas, podendo haver novos fechamentos. "A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vida das pessoas", diz trecho de anúncio.

O governador manteve outros tipos de aglomerações proibidos, como festas, mesmo em domicílio; cinemas, shows, teatro e jogos de futebol. A Polícia Militar poderá agir nestes casos.

Veja a nota na íntegra:

O governo do Estado acaba de liberar o funcionamento do comércio mato-grossense, dentro de regras estritas para garantir a prevenção à disseminação do coronavírus. Trata-se de um primeiro passo muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

Além disso, é também um voto de confiança na nossa capacidade de implantar e garantir o cumprimento das medidas, protegendo a saúde dos nossos trabalhadores e também dos clientes. A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas.

Portanto, o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão: quem abrir as portas, precisa fazer isso com toda a segurança possível. Nós, das entidades representativas – como a Fiemt, Fecomércio, CDL Cuiabá, CDL Várzea Grande, FCDL, Facmat, ACC Cuiabá – continuamos à disposição para apoiar com orientações, protocolos, materiais informativos e o que mais for necessário para que os empresários estejam plenamente cientes sobre o que devem fazer.

É fundamental também que a população em geral esteja cada vez mais consciente dos riscos, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário.

Mais do que nunca, contamos com a colaboração de todos. E continuem contando com a nossa. Juntos, vamos atravessar esta crise.

Cuiabá, 24/07/2020

Gustavo de Oliveira
Fiemt - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso

José Wenceslau de Souza Junior
Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

Nelson Soares Junior
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá

David Willian Corrêa Pintor
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande

Ozair Nunes Bezerra
FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso

Jonas Alves de Souza
Facmat - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado de Mato Grosso

ACC - Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia