Cuiabá, 05 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Domingo, 04 de Fevereiro de 2024, 08:21 - A | A

04 de Fevereiro de 2024, 08h:21 - A | A

AGRONEGÓCIO / INSUMOS PARA AGRICULTURA

Brasil e Bolívia assinam memorando e Cuiabá pode ter fábrica de fertilizantes

Aline Almeida
Única News



(Foto: Guilherme Martimon/ Mapa)

acordo Brasil Bolívia

Geraldo Alckmin, Carlos Fávaro e os ministros bolivianos Franklin Ortiz e Remmy Gonzáles Atila

Um memorando de entendimento entre Brasil e Bolívia que prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados nos dois países foi assinado nesta terça-feira (30). Conforme a proposta, Cuiabá será um dos alvos da cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a atração de investimentos em projetos com potencial de desenvolvimento. A capital mato-grossense pode contar com uma fábrica de fertilizantes. Os memorandos terão vigência de cinco anos, podendo ser renovados.

Segundo o Governo Federal, o objetivo é estimular a inovação da indústria e do comércio de insumos para a agricultura e para a pecuária, principalmente em fertilizantes, calcário e outros insumos para a nutrição de plantas. Desta forma, a cooperação prevê a realização de estudos para aumentar a produção desses insumos.

Além de Cuiabá, Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e as cidades de Porto Quijarro, Uyuni, Copaisa e Santivañez na Bolívia passaram pelo estudo de viabilidade. “As alternativas precisam ser criadas e uma delas é o suprimento de gás natural com preços mais competitivos. Para que a gente possa restabelecer a construção e finalizar, por exemplo, a planta de Três Lagoas (MS) e em Cuiabá (MT), o suprimento de gás natural da Bolívia é fundamental”, destacou Fávaro.

O documento foi assinado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com os ministros bolivianos de Hidrocarbonetos e Energias, Franklin Ortiz e de Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles Atila, em cerimônia no Palácio do Itamaraty.

“Celebramos um importante memorando de entendimentos sobre fertilizantes com a Bolívia, o mais novo membro do Mercosul. Vamos reduzir nossa dependência externa de insumos essenciais para o nosso campo e fortalecer nossas cadeias regionais, fazendo nosso agronegócio ganhar ainda mais competitividade”, afirmou o vice-presidente durante a cerimônia.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia