Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019, 10:33 - A | A

09 de Dezembro de 2019, 10h:33 - A | A

VOLTA AO MUNDO / EDUCAÇÃO

Programa oferece chances para estudantes brasileiros nos EUA

Organismo de educação norte-americano tem oportunidades para alunos de baixa renda que queiram fazer graduação ou tentar uma pós no país

Andrews Nery
Metrópoles



Estudantes do ensino médio, que buscam uma graduação nos Estados Unidos podem ser contemplados por meio de um programa do Departamento de Estado daquele país.

Oferecido há 13 anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo americano para estudos nos EUA, o Oportunidades Acadêmicas apoia estudantes qualificados, mas sem condições financeiras para ingresso em universidades americanas.

 
As inscrições nacionais para o programa ficam abertas até 13 de janeiro de 2020 pela versão brasileira do site norte-americano. Para realizar cadastro, os interessados devem preencher um formulário on-line em inglês, que inclui redações na mesma língua.

Também precisam enviar documentos acadêmicos (como histórico e boletins) e financeiros que atestem a realidade econômica da família.

Entre as dicas apontadas pela organização para realizar uma boa candidatura, é importante ter domínio intermediário da língua inglesa e um ótimo mérito acadêmico. Atividades extracurriculares significativas aumentam as chances no programa.

 

Modalidades

 

Desde a criação, em 2006, o projeto auxiliou mais de 300 alunos e é oferecido em duas modalidades: para alunos de ensino médio interessados em fazer a graduação nos EUA e àqueles que tenham interesse em fazer um mestrado ou doutorado nos EUA (pós-graduação).

“Nosso maior objetivo é que os alunos contemplados pelo programa, consigam uma bolsa integral em uma das 360 universidades americanas que oferecem este tipo de bolsa”, comenta Rita Moriconi, coordenadora regional do EducationUSA no Cone Sul.

“Além disso, eles passam por um processo de empoderamento ao longo das 2.500 horas de mentoria que acontecem ao longo do ano e isso é fundamental para o êxito no processo. Quem não for contemplado por uma bolsa, também tem a opção de seguir no programa de treinamento”, explica.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia