Cuiabá, 25 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Sábado, 09 de Setembro de 2017, 13:07 - A | A

09 de Setembro de 2017, 13h:07 - A | A

VOLTA AO MUNDO / EUROPA

Milhares se manifestam em Londres para Reino Unido permanecer na União Europeia

G1



manifestação europa

 

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (9) no centro de Londres a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia. A manifestação ocorre às vésperas de o parlamento britânico votar o projeto de lei que quer eliminar a vigência das normas do bloco comum europeu após o "Brexit".

 

Durante a marcha, que saiu do Hyde Park em direção à sede do parlamento, os participantes desfraldaram a bandeira azul com estrelas amarelas da UE. Entre eles, haviam muitos membros do Partido Liberal Democrata, pró-Europa e que é a quarta força política na Câmara dos Comuns.

 

A manifestação deve contar com os discursos do músico irlandês Bob Geldof e do ex-ministro liberal-democrata Ed Davey. Ela foi convocada pelo movimento "Marcha popular pela Europa ", sob o lema "Unir-se, repensar e rejeitar o 'Brexit'".

 

Em seu site, a organização assegura que a opinião pública do Reino Unido se volta majoritariamente contra a saída da UE e pede que o governo opte por ficar no bloco comum europeu.

 

Para os organizadores, não é preciso aceitar como conclusivo o referendo de 23 de junho de 2016, no qual 52% dos britânicos decidiram por sair da União Europeia.

 

A marcha acontece às vésperas de uma importante votação na Câmara dos Comuns na segunda-feira. Os parlamentares votarão pela primeira vez o projeto de Lei da Grande Derrogação, que anulará a Ata de Comunidades Europeias de 1972. O documento marcou a entrada do Reino na então Comunidade Econômica Europeia (CEE), que está na origem da União Europeia. O projeto pretende transferir ainda o atual corpo legal da UE para os legisladores britânicos.

 

Desta maneira, o governo britânico quer ter pronto um novo marco legal para quando o país sair do bloco, em 29 de março de 2019.

 

Após a votação, o projeto legislativo poderá receber emendas antes de ser votado de forma definitiva pelos Comuns e pelos Lordes.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia