Cuiabá, 14 de Maio de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 04 de Dezembro de 2018, 10:00 - A | A

04 de Dezembro de 2018, 10h:00 - A | A

VOLTA AO MUNDO / PRESIDENTE ELEITO

Bolsonaro chega a Brasília e recebe à tarde parlamentares de MDB e PRB

Presidente eleito deve permanecer em Brasília até quinta (6) e pode anunciar mais ministros. Bolsonaro também terá encontros com as bancadas de PR e PSDB nos próximos dias.

Por Guilherme Mazui, G1



(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro desembarcou em Brasília nesta terça-feira (4) para mais uma série de reuniões com autoridades, políticos, futuros ministros e integrantes da equipe de transição.

 

Bolsonaro decolou do Rio de Janeiro por volta das 7hh e chegou à capital em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente eleito deixou o aeroporto em um combio escoltado pela Polícia Federal.

 

Por volta das 9h20, Bolsonaro chegou ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição. Ele não deu entrevistas na chegada.

 

A novidade nesta semana são os encontros de Bolsonaro com representantes de partidos políticos. Nesta terça, a agenda do presidente eleito prevê reuniões com parlamentares do MDB e do PRB. Ele receberá no dia seguinte as bancadas do PSDB e do PR.

 

Os quatro partidos, juntos, reúnem 163 deputados atualmente e terão 126 a partir de 2019, quando se inicia a próxima legislatura – o PSL, partido de Bolsonaro, terá 52 deputados.

 

Esta é a quinta passagem de Bolsonaro pela capital federal desde a vitória na eleição presidencial. Ele deve permanecer em Brasília até quinta-feira (6).

 

O presidente eleito costuma ficar de dois a três dias por semana em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo. Ele mantém reuniões de trabalho no próprio CCBB e na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência.

 

Articulação política

 

Bolsonaro abrirá a agenda para partidos políticos acompanhado do ministro que coordena a transição, Onyx Lorenzoni. Futuro chefe da Casa Civil, ele será o responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional.

 

O presidente eleito e os assessores dele têm repetido que o governo fará a negociação com as bancadas sem o "toma-lá-dá-cá", ou seja, sem a oferta de cargos na estrutura federal em troca de apoio nas votações na Câmara e no Senado.

 

Dos quatro partidos que serão recebidos, apenas o MDB tem um ministro garantido no governo até o momento. O deputado federal Osmar Terra (RS) assumirá a pasta da Cidadania, uma fusão entre os atuais ministérios do Desenvolvimento Social, da Cultura e do Esporte.

 

Bolsonaro anunciou 20 ministros e ainda avalia os nomes que comandarão as pastas do Meio-Ambiente e dos Direitos Humanos. O presidente eleito tomará posse em 1º de janeiro de 2019 para um mandato de quatro anos.

 

Agenda

 

Confira a previsão de agenda de Bolsonaro para os próximos dias, divulgada pela assessoria do governo de transição:

 

Terça-feira (4)

 

  • 10h: audiência com a ministra Tereza Cristina (Agricultura)

 

  • 14h30: recebe autoridades no CCBB

 

  • 15h: reunião com a bancada do MDB

 

  • 16h30: reunião com a bancada PRB

 

Quarta-feira (5)

 

 

  • 9h: recebe autoridades diplomáticas na Granja do Torto

 

  • 11h: audiência quartel-general do Exército

 

  • 15h: reunião com a bancada do PR

 

  • 16h30: reunião com a bancada do PSDB

 

Quinta-feira (6)

 

 

  • 9h: recebe autoridades e parlamentares na Granja do Torto

 

  • 17h: retorno ao Rio de Janeiro

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia