Cuiabá, 25 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 09 de Janeiro de 2018, 11:32 - A | A

09 de Janeiro de 2018, 11h:32 - A | A

VOLTA AO MUNDO / CURIOSIDADES

Astronauta japonês Norishige Kanai cresce 9 centímetros no espaço

Exame



BBIa31f.jpg

 

O japonês Norishige Kanai cresceu nove centímetros durante sua estadia na Estação Espacial Internacional (EEI) devido à imponderabilidade, de acordo com um post feito pelo astronauta nesta terça-feira no Twitter.

 

“Hoje tenho uma notícia importante. Passei no exame médico com medição dos parâmetros físicos e acontece que a minha estatura aumentou em 9 centímetros. Assim cresci em três semanas”, escreveu Kanai, que chegou à EEI em 19 de dezembro a bordo da nave pilotada russa Soyuz.

 

O astronauta japonês, de 41 anos, lembrou que não crescia desta forma desde a adolescência.

 

“Isto não acontecia desde os tempos de ensino secundário. Agora estou preocupado se vou caber no assento da nave espacial Soyuz”, acrescentou, citado pela agência russa “TASS”.

 

O cirurgião russo Vladimir Joroshev disse à “RIA Novosti” que a drástica mudança da estatura “é fácil de explicar”.

 

“O tecido cartilaginoso se modifica em condições de falta de peso. A nossa coluna espinhal é composta não só por vértebras, que são um tecido ósseo, mas também pelos discos intervertebrais, que são tecido cartilaginoso”, explicou o cirurgião.

 

Esse tecido cartilaginoso é muito flexível e suscetível de sofrer mudanças, a diferença dos ossos, que permanecem impassíveis em condições de imponderabilidade.

 

“Quando a carga sobre a coluna vertebral se reduz em dezenas de vezes em condições de imponderabilidade, o tecido cartilaginoso dos discos intervertebrais se alarga, o que leva ao aumento da longitude do corpo”, concluiu Joroshev.

 

Kanai, engenheiro a bordo em sua primeira missão espacial, chegou à EEI junto ao russo Anton Shkaplerov e o americano Scott Tingle.

 

Os três astronautas, que permanecerão no espaço cerca de meio ano, se somaram ao russo Alexandr Misurkin e os americanos Mark Vande Hei e Joseph Acaba, que estão na EEI desde setembro.

 

A EEI, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 nações, atualmente está integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia