Cuiabá, 20 de Maio de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 15 de Junho de 2023, 14:26 - A | A

15 de Junho de 2023, 14h:26 - A | A

VARIEDADES / APÓS MORTES POR FEBRE MACULOSA

Gusttavo Lima avalia se fará show em fazenda de Campinas

Cantor tem apresentação marcada para dia 21 no local; entenda o caso

Revista Quem
Única News



Gusttavo Lima pode não fazer o show que tem agendado para o próximo dia 21 na Fazenda Santa Margarida, em Campinas (SP), onde estiveram quatro pessoas que morreram de febre maculosa - uma doença transmitida pela picada do carrapato-estrela. A informação é da empresa que gerencia a carreira do sertanejo, que liberou um comunicado nesta quinta-feira (15).

"A BALADA EVENTOS, empresa que gerencia a carreira artística do cantor Gusttavo Lima, informa que a realização do show agendado para 21/07 em Campinas (SP) dependerá de uma avaliação minuciosa do plano de ação apresentado pela Fazenda Santa Margarida, assim como das propostas para orientar o público nos próximos eventos no local.", afirmava a nota.

"Estaremos acompanhando a situação e até a próxima quarta-feira (21/06) será feita uma análise para verificar a possibilidade de manter a mesma localidade e data do evento", finalizava o comunicado.

ENTENDA

Três pessoas tiveram morte comprovada por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela. Elas participaram de uma festa na fazenda, que abriga diversos eventos na cidade e recebeu recentemente shows de personalidades como Ivete Sangalo e Seu Jorge. Uma quarta morte, com os mesmos sintomas, ainda é investigada, e o município já está no sexto caso de suspeito da doença.

A infectologista Luana Araújo explicou a Quem que a febre maculosa é caracterizada por um quadro febril com máculas, que são manchas que aparecem na pele depois que o paciente é picado por um carrapato da espécie carrapato-estrela. A transmissão da bactéria que desencadeia a doença é feita após uma picada prolongada, de mais de quatro horas.

A prevenção é feita evitando locais onde se sabe da presença do carrapato-estrela ou, caso se vá a essas áreas, fazendo inspeções pelo corpo de 2 em 2 horas e usando roupas que cubram o máximo possível das áreas expostas. O carrapato deve ser retirado com pinça, não esmagado ou queimado, e é preciso prestar atenção a locais como as dobras dos dedos, dos seios, e virilha.

Os sintomas da febre maculosa aparecem de 2 a 14 dias após a transmissão. Há doenças com sintomas parecidos, como leptospirose, meningite e dengue, mas existindo suspeita de febre maculosa, o paciente tem que começar o tratamento imediatamente, em 2 ou 3 dias após o início do quadro.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia