Cuiabá, 22 de Novembro de 2017

SAÚDE

Terça-feira, 14 de Novembro de 2017, 08h:52 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Boas práticas do Hospital Santa Rosa garantem certificação em normotermia e preparo de pele

Por Tamires José

TEO FOTO 02.jpg

 Elaine Goulart de Souza que vem fazendo um belo trabalho no Hospital Santa Rosa - Foto: Kamila Martins

 

 

 

A recordação de sentir frio, muito frio, é comum entre aqueles que passaram por uma sala de cirurgia – seja por conta de pequenas ou grandes intervenções. Apesar de atingir entre 50-90% dos pacientes no centro cirúrgico, este quadro precisa ser evitado. Estamos falando da hipotermia perioperatória não-intencional – com temperatura corporal abaixo de 36ºC.

 

Pois, basta que a temperatura corporal baixe mais de um grau durante a cirurgia para que a saúde do paciente entre em zona de risco com complicações imediatas, como alterações de coagulação, ou pós-operatórias, como infecções relacionadas à assistência à saúde.

 

Para proporcionar ainda mais segurança ao paciente cirúrgico e manter o padrão de excelência da instituição, o Hospital Santa Rosa investiu na promoção de novas práticas para manter a normotermia (temperatura normal do corpo) antes, durante e após a intervenção cirúrgica. Tanto que a instituição foi certificada recentemente pela empresa 3M do Brasil na categoria Diamante de Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia.

 

Conforme explica a coordenadora de Enfermagem do Centro-Cirúrgico do Hospital Santa Rosa, Elaine Goulart de Souza, tal reconhecimento é fruto de um processo que envolveu desde a elaboração dos protocolos – com o auxílio do gerente de enfermagem André Laske –, a capacitação técnica da equipe multidisciplinar (médicos anestesiologistas, cirurgiões, enfermeiros e técnicos de enfermagem) até a implantação de indicadores. Ao final, o Santa Rosa passou por uma auditoria da 3M para avaliar essas ações.

 

“Este é um desafio que começou em janeiro desse ano e culminou na conquista da certificação – que, por sua vez, irá contribuir para melhorar a qualidade na assistência, bem como a segurança do paciente. Estamos muito contentes, pois prezamos pelo constante bem-estar de nossos pacientes. Todos os colaboradores, independente do cargo, foram fundamentais na conquista desta certificação”, ressalta.

 

ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Outubro 2017 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br