Cuiabá, 18 de Julho de 2018

UNIMED

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018, 14h:07 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Programa ‘Mãe Coruja’ oferece apoio médico, psicológico e nutricional para gestantes

Com suporte e acompanhamento às grávidas, Unimed adere a parto adequado com meta de reduzir cesarianas

Aline Almeida / Revista Única

Rubens Unimed

 

Apoio médico, psicológico e nutricional antes, durante e depois do parto. Isso que o projeto ‘Mãe Coruja’, da Unimed Cuiabá oferece às clientes do plano. O programa faz parte do parto adequado que segue regulações da Agência Nacional de Saúde. A ANS há três anos vem estimulando as operadoras de saúde a ter um programa de parto adequado ou parto humanizado. A Unimed aderiu implantando o ‘Mãe Coruja’. O Projeto Parto Adequado é uma iniciativa nacional da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) que busca mudar o modelo de atenção ao parto.

“Em nível mundial, o parto cesariana fica em torno de 15%, no Brasil o índice é de 84%. A Unimed se engajou no programa da ANS para reduzir os índices. Inicia-se o processo da primeira consulta aqui dentro com o acolhimento quando a mulher descobre a gravidez. Tem todo acompanhamento psicológico, nutricional e do obstetra no período de gestação para conscientizar que o parto normal é saudável”, afirma o presidente da Unimed, Rubens Carlos de Oliveira Júnior.

Desde dezembro de 2017 a Unimed aderiu ao parto adequado para promover o parto normal e favorecer a redução de cesarianas desnecessárias e de possíveis eventos adversos decorrentes de um parto não adequado. O acolhimento da gestante ao Parto Adequado é feito pelo Mãe Coruja. Esse programa do Viver Bem realizará o primeiro atendimento após a descoberta da gravidez e solicitará os exames iniciais necessários, até a consulta da gestante com o seu obstetra. 

“Nosso objetivo é que consigamos baixar os níveis de cesárea para 30 a 40% e no decorrer com as mudanças culturais”, diz Rubens.

Para o programa, a Unimed Cuiabá estabeleceu parceria com uma rede de hospitais com a estrutura necessária ao atendimento 24 horas por equipe especializada, coordenada por obstetras. São eles os hospitais Santa Rosa e Femina, além do Hospital Santa Helena, que fará o atendimento das clientes da Unimed Fácil. “O parto normal é fisiologicamente melhor que a cesárea. A cesariana é uma cirurgia que pode trazer complicações tanto para a mãe como para o recém-nascido em consequência de depressão respiratória. O parto normal é o melhor que tem, preconizado na medicina. O que temos que fazer é a mudança cultural. Que a parturiente se sinta protegida e tenha consciência de que o parto normal é melhor para ela”, avalia Rubens.

 

Serviços no Parto Adequado – Entre os serviços oferecidos para as mamães está o Grupo Papo de Mãe (psicologia), realizado mensalmente com objetivo de trabalhar os aspectos emocionais inerentes ao processo gestacional; Grupo Mamãe Saudável, Bebê Feliz (nutrição), realizado trimestralmente com orientações para uma alimentação saudável; Fisioterapia, que são grupos exclusivos de hidroterapia e fortalecimento pélvico.

Durante a gravidez, a Unimed Cuiabá oferece o Curso de Gestantes. Por meio de palestras gratuitas, as futuras mamães e seus companheiros recebem conteúdo relacionado à gestação, parto e pós-parto. No curso são oferecidas mais informações sobre os tipos de parto, para a cliente optar pelo mais adequado à saúde da gestante e à do bebê. Anualmente são realizados quatro cursos, os próximos serão em junho, agosto e outubro.

Após a gravidez, Dentro do Mãe Coruja, a Unimed oferece o Home Baby, que é uma visita domiciliar da enfermagem em até 15 dias após o parto com suporte de aleitamento materno e orientações para os casos de dúvidas e/ou dificuldades. Receberá a visita do home baby a gestante que participar de pelo menos uma atividade do Mãe Coruja.

 

app unimed

 

Aplicativo Unimed traz mais comodidade e serviços rápidos aos clientes

 

O Unimed com Você é um aplicativo lançado pela Unimed Cuiabá para proporcionar mais comodidade aos clientes que necessitam acessar serviços rápidos, como emissão de segunda via de boleto. Ele disponibiliza a carteirinha virtual do titular e seus dependentes, que é aceita em qualquer unidade da Unimed Cuiabá, consultórios ou hospitais conveniados, juntamente com a identificação por documento pessoal. 

“Como uma empresa inovadora que a Unimed é, ela tem vários projetos, um deles o app. Um aplicativo que se baixa no celular, tablet. O cliente vai poder ter acesso aos boletos, ter acesso aos médicos cadastrados, um aplicativo multifuncional com todas as informações da Unimed e facilitando a vida do cliente”, diz Rubens Carlos de Oliveira Júnior. 

O Guia Médico também está no app, basta preencher os campos de busca de acordo com a sua necessidade, inclusive em caso de urgência e emergência médica, e aparecerá a relação de médicos ou centros de saúde. Além disso, traz a localização da Unimed mais próxima, em todo o país – para clientes em viagem. 

Para baixar o Unimed com Você, é necessário acessar a loja virtual de aplicativos do seu celular ou tablet. A ferramenta é compatível com aparelhos Android e IOS. O login é simples: basta inserir o número da sua carteirinha Unimed Cuiabá e seguir as instruções para o cadastro da senha. “Até agendamentos são passíveis de serem feitos no aplicativo. O conceito é facilitar as coisas para o cliente Unimed com este aplicativo. A inovação tecnológica é necessária, vivemos num mundo digital e a Unimed não poderia se furtar de ter este conceito instalada nela”, destaca o presidente. 

“Em nível mundial, o parto cesariana fica em torno de 15%, no Brasil o índice é de 84%. A Unimed se engajou no programa da ANS para reduzir os índices. Inicia-se o processo da primeira consulta aqui dentro com o acolhimento quando a mulher descobre a gravidez”, diz o presidente da Unimed, Rubens Carlos

Voltado para a sustentabilidade, novo Espaço na Unimed agregará serviços

 

A Unimed Cuiabá está investindo na sustentabilidade do seu novo projeto, o Espaço Cuidar – edifício voltado para o cuidado e prevenção de doenças. A meta é que no futuro ele se torne autossustentável. Para isso, a cooperativa investe na aquisição e instalação de equipamentos que reduzem o gasto de água e o consumo de energia.

“Ele tem várias vertentes: agregar todos os nossos serviços dentro de um único prédio, a fisioterapia, núcleo de saúde ocupacional, núcleo de medicina do trabalho. Também vai contar com medicina preventiva, consultórios médicos e um espaço para a melhor idade com academia e um espaço lúdico”, explica Rubens.

Para otimizar o gasto de energia dos 8.262m de área construída, serão instaladas placas de captação fotovoltaicas para uso e armazenagem no edifício. Para o aquecimento da água da piscina será feito um sistema de suporte de luz através de energia solar. 

Sensores de presença, com apagamento automático da luz e elevadores capazes de produzir energia, são algumas das novidades. A água da chuva será captada para reuso na irrigação de jardins, lavagem de pátio e descargas.  

“Sustentabilidade do negócio também é investir em tecnologias que trabalham a favor do meio ambiente aliado a economia financeira. Prevenção e cuidado são lemas desta gestão em todos os âmbitos”, diz Dr. Rubens Carlos, presidente da Unimed Cuiabá, sobre a sustentabilidade da obra. 

 

A gestão - A gestão sob a presidência de Rubens de Oliveira começou em 1° de abril de 2016. Segundo ele, a Unimed corresponde a 82% dos matching shares dos planos de saúde dentro da capital mato-grossense e Baixada Cuiabana. São 207 mil vidas dentro da Unimed, 1.360 médicos cooperados e 1.200 colaboradores.  O faturamento é de R$ 1,2 bilhão ao ano, sendo a quarta maior empresa do Estado.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Junho 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br