Cuiabá, 21 de Novembro de 2017

REGIÃO CENTRAL

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2017, 10h:59 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Vereador pede correção em estátua de Marechal Rondon na praça Alencastro

Da Redação

(Foto: Divulgação)

art_7299_600.jpg

 

O vereador Dilemário Alencar (PROS), enviou ofício ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, solicitando que seja corrigido um erro de informação na data de falecimento de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em placa do seu busto que está exposto na Praça Alencastro.

 

“Ouvindo um programa de rádio, fiquei sabendo que a placa do busto do Marechal Rondon foi colocada com a data errada do ano do seu falecimento. Estive na Praça Alencastro para conferir a informação e de fato constatei que o ano colocado na placa do busto de Rondon está errado. Rondon faleceu no ano de 1958 e não no ano de 1957", disse.

 

 

O parlamentar disse ainda ter avisado o fato à Associação dos Amigos de Rondon. "Isso precisa ser corrigido o mais rápido possível. O busto de Rondon é muito visitado pela população de Cuiabá e de outros municípios brasileiros. Depois de Pelé, Rondon é o brasileiro mais conhecido no exterior”, ressaltou.

 

 

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nasceu em Mimoso, no Estado de Mato Grosso, em 5 de maio de 1865 e faleceu em 19 de janeiro de 1958. Prestou relevantes serviços para a nação brasileira. Foi um dos homens mais ilustres da história do nosso país. Ainda jovem, Rondon decidiu servir ao Exército e dedicar-se à construção de linhas telegráficas pela vastidão do interior brasileiro. Durante sua vida, percorreu mais de 100 mil quilômetros, abrindo caminhos. Elaborou as primeiras cartas geográficas de cerca de 500 mil km². Fundou o Serviço de Proteção ao Índio. O Marechal Rondon entraria para a história como o pacificador e o patrono das comunicações.

 

Em 1952, propôs a fundação do Parque Indígena do Xingu. No ano seguinte inaugurou o Museu Nacional do Índio. Em 5 de maio de 1955, data de seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro concedido pelo Congresso Nacional.

 

 

Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia (hoje estado), como forma de homenagear Rondon. Em 1957 foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo Explorers Club de Nova York. O dia 5 de maio, dia do seu nascimento, é a data em que se comemora o Dia das Comunicações no Brasil.

 

 

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Outubro 2017 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br