Cuiabá, 13 de Maio de 2024

RADAR NEWS Quarta-feira, 14 de Março de 2018, 14:57 - A | A

14 de Março de 2018, 14h:57 - A | A

RADAR NEWS / EM MATO GROSSO

Deputado comemora ozonioterapia como prática medicinal usada pelo SUS

Da Redação



OSCAR BEZERRA

 

O deputado estadual socialista, Oscar Bezerra, comemorou nesta última terça-feira (13), a inclusão - no início desta semana -, da ozonioterapia da lista das práticas de medicina integrativa e complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) e será ofertada de forma gratuita a toda população na rede pública.

 

Em postagem em sua página no Facebook, o parlamentar socialista disse que não tem dúvida que a inserção da ozonioterapia no SUS,  aumentará grandemente o tratamento médico e, assim, os benefícios alcançarão centenas dde novos pacientes.

 

A ozonioterapia é o tratamento realizado com ozônio medicinal, comumente por meio de injeções em pontos biologicamente ativos do organismo humano. 

 

Alguns médicos que usam desta prática relatam que a ozonioterapia pode ser usada em mais de 180 tipos diferentes de patologias. Os estudos até o momento são voltados à área de ortopedia e traumatologia em especial aos casos de doenças da coluna vertebral: hérnias de disco e dores na coluna, além de diversas síndromes dolorosas do aparelho locomotor como as tendinites, artroses, sinovites e entesites. De qualquer maneira, ela pode ser realizada de forma adjuvante e benéfica em diversas doenças. Isto é, em concomitância aos outros tratamentos convencionais. 

 

Em Mato Grosso, a ozonioterapia foi levantada e defendida pelo deputado Oscar Bezerra, responsável, inclusive, pela criação de uma Câmara Setorial Temática, na Assembleia Legislativa, presidida pelo ex-deputado José Lacerda, em abril de 2017. 

 

Após a conclusão de que a terapia complementar apresenta evidências de sucesso para sua implantação formalmente nos tratamentos de saúde como uma alternativa para salvar vidas, a Câmara enviou ao Executivo um projeto de lei, regulando a prática em Mato Grosso.

 

A iniciativa do socialista - ao reconhecer a prática medicinal como alternativa de tratamento e sua inserção no SUS -, foi inédita em todo o país e abriu portas para o reconhecimento da técnica que já é utilizada em países como Alemanha, Suíça, Áustria, Espanha, Portugal, Itália, China, Cuba, Ucrânia, Rússia, Grécia, Turquia e Egito.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia