Cuiabá, 11 de Dezembro de 2019

RADAR NEWS
Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 17h:11

AÇÃO SOLIDÁRIA

AL entrega cerca de 250 lenços ao Hospital de Câncer

Única News
com Assessoria

(Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT)

Servidores da Secretaria de Comunicação da Casa estiveram na tarde de segunda-feira (18), no Hospital de Câncer de Mato Grosso, para realizar a entrega dos lenços arrecadados com a campanha “ Doe um lenço”.  Intitulada “Doe lenços e faça alguém mais feliz” trata-se de uma ação da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) e acontece, anualmente, em todo o país. No estado foram arrecadados e doados cerca de 250 lenços. O supervisor de Comunicação da ALMT, Ever Jota, lembrou que “o HCan é uma unidade que oferta, antes de tudo, um tratamento humanizado aos pacientes, por isso a escolha do local para receber a doação”.

Já Bruna Marques da Silva, do Hospital de Câncer, disse que “esse gesto pode parecer pequeno para muita gente, mas tem um valor imenso para as mulheres em tratamento. O pouco para outras pessoas é muito para pacientes. É algo que não tem preço”. Bruna citou que, além de lenços, a comunidade pode contribuir com doações de outros itens, como leite e utensílios utilizados pelo Hcan. Outra forma de ajudar é contribuir com o bazar doando roupas e calçados que depois serão vendidos por preços baixos ou, ainda, indo realizar a compra no bazar que fica aberto de terça-feira a sexta-feira das 9h às 11h e das 13h às 16 horas.       

Para se chegar à arrecadação dos 250 lenços, a Casa lançou a campanha que disponibilizou quatro pontos de arrecadação nos corredores de acesso da ALMT ainda, fez o recebimento direto na Secom. A campanha se deu em duas etapas: na primeira entre os dias 29 e 31 de outubro e, em seguida, por solicitação de gabinetes e outros setores, o prazo foi estendido até 7 de novembro. Neste período, deputados, servidores e toda sociedade que veio à Assembleia Legislativa de Mato Grosso foram convidados a fazer a diferença na vida de alguma pessoa, ao aderirem à campanha.

Esta foi a 4ª edição da campanha que objetiva conscientizar a todos, em especial o público feminino, da importância de fazer o autoexame preventivo, pois, quando descoberta de maneira precoce, a doença chega a ter 95% de chance de cura. O câncer de mama também pode ser prevenido por meio da prática de atividades físicas, alimentação saudável, peso adequado e evitando o consumo de bebidas alcoólicas.

O que é câncer de mama?

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em ranking mundial: no Brasil, aparece logo após o câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por 28% dos casos novos de câncer em mulheres. A patologia também acomete indivíduos do sexo masculino, porém de forma menos enfática, representando menos de 1% do total de casos registrados da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência na população, tanto em países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não; a maioria dos casos que têm bom prognóstico está relacionada à detecção da doença em estágio inicial.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE