Cuiabá, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 11:25 - A | A

06 de Maio de 2024, 11h:25 - A | A

POLÍTICA / APÓS SAÍDA DE EDNA

Procuradoria da Câmara define nesta segunda-feira (6) futuro de CPI contra Emanuel

Fred Moraes
Única News



A Procuradoria-Geral da Câmara Municipal de Cuiabá encaminhará ainda nesta segunda-feira (6), o ofício respondendo os questionamentos feitos pelo presidente da Casa, vereador Chico 2000 (PL), a respeito do futuro da Comissão Processante de Investigação (CPI) contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Acontece que na semana passada, um dos integrantes da CPI, vereadora Edna Sampaio (PT), relatora das investigações, encaminhou um pedido de retirada do grupo, por não estar de acordo com a condução dos trabalhos. Sendo assim, coube a Chico solicitar parecer da procuradoria para destinar o rumo da comissão sem danos no decorrer investigativo.

Conforme apurado exclusivamente pelo Única News, os procuradores do legislativo cuiabano deverão emitir parecer nesta tarde, decidindo sobre a realização de um novo sorteio para substituição, ou recondução inicial dos trabalhos.

Caso seja decidido por um novo sorteio, na sessão ordinária desta terça-feira (7), a Mesa Diretora, mediante aos 25 vereadores do parlamento, mediará o novo sorteamento. 

SAÍDA DE EDNA

Edna Sampaio protocolou um ofício à Mesa Diretora para pedir sua saída da relatoria da Comissão Processante de Investigação (CPI), contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), acusando o presidente da comissão de negligenciar os prazos "para favorecer o prefeito". A informação foi confirmada pela petista na manhã de terça-feira (30), em uma conversa com a imprensa.

Segundo Edna, a comissão está numa fase “mamão com açúcar”, atropelando ritos processuais exigidos em qualquer pedido de cassação. Além disso, sequer trabalha com um calendário oficial para a condução dos trabalhos. Por isso, protocolou o ofício requerendo a exclusão dos membros.

“Estão criando um mamão com açúcar para o prefeito, sem fazer a condução como deve ser correto da Comissão. A Comissão marca reunião com o prazo esgotado para dar o parecer na defesa do prefeito e apresentam o parecer sem fundamentação. As reuniões são marcadas de formas sem calendário, sem dar tempo para os seus membros lerem, estudarem, apresentarem sua contribuição ao processo", disse. 

COMISSÃO PROCESSANTE

A Comissão Processante é baseada na investigação da Polícia Civil e Ministério Público do Estado (MP), na qual Emanuel apareceu como principal suspeito de chefiar uma Organização Criminosa que operou desvios financeiros dos cofres da saúde. O autor do requerimento foi o vereador Felipe Corrêa (Cidadania). O pedido recebeu 16 votos favoráveis e 8 contrários.

A Câmara publicou a resolução que criou a Comissão em 20 de março, e, seguindo o regimento, teria 90 dias para concluir os trabalhos. No entanto, desde o início dos trabalhos, Emanuel tentou impedir por diversas vezes o andamento da CPI, com recursos na justiça, todos foram negados e a CPI deve caminhar para a fase de oitivas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia