Cuiabá, 10 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018, 08:00 - A | A

02 de Agosto de 2018, 08h:00 - A | A

POLÍTICA / DANÇA DAS ÁGUAS

Prefeitura prepara agenda plural para os 300 anos e Cuiabá

Luana Valentim



Foto: (Lucas Bólico)

Vuolo

 

O secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, afirmou nesta terça-feira (31), em conversa com jornalistas, que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) – como gestor e cuiabano -,  vem preparando uma grande agenda para a comemoração dos 300 anos de Cuiabá. Dentre elas, a inteira revitalização de um dos maiores cartões postais da Capital, a Orla do Porto. Uma iluminação que, a exemplo do Parques das Águas, deverá agradar a todos que passarem à noite na ponte Júlio Muller, que liga Cuiabá a Várzea Grande, um jogo de dança das luzes trazidas da China.

 

A tecnologia que será utilizada é a mesma do Parque das Águas, com objetivo de ser entregue no reveillon deste ano, ou até o dia 8 de abril de 2019, aniversário da capital.

 

Vuolo assegura, aliás, que as ações na área de Cultura tem sido um divisor de águas – com projetos e trabalhos -, cuidadosamente realizados no sentido de desenvolver uma política voltada para a área com atuação plural capaz de atender as várias facetas da cultura, desde a arte, a dança, as intervenções, as ações de resgate da memória até os ricos valores culturais cuiabanos.

 

Ele relatou que as políticas que se adaptam ao Sistema Municipal de Cultura já foram desenhadas e as alterações aprovadas pelo Conselho Cultural. Agora deverão, em breve, serem remetidas à Câmara Municipal.

 

O sistema que é seguido do Plano Municipal de Cultura, será apresentado em conferência no dia 15 de setembro. ‘Um trabalho com metas dentro de uma política cultural consistente para Cuiabá’.

 

Vuolo esclarece que com o sistema, ficará mais fácil o acesso aos recursos para financiar esses vários setores. Ainda relatou que o modelo do Conselho Municipal de Cultura passara a se chamar Conselho de Políticas Culturais.

 

Sendo assim, as políticas, não só para captação de recursos, mas para a representação de projetos e alterações do Fundo Municipal de Cultura, garantirão o acesso mais fácil para que as políticas culturais cheguem aos municípios que terão os critérios, de ter oito conselheiros indicados pelo governo e oito eleitos pelos seus segmentos de forma organizada, sendo ao todo 16 conselheiros, além do presidente

[10:19, 1/8/2018] Marisa Redacao: O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do deputado Mauro Savi (DEM), preso no Centro de Custódia de Cuiabá, acusado de chefiar esquema que teria desviado cerca de R$ 30 milhões dos cofres do Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran).

 

A decisão, em caráter liminar (provisório), ocorreu na terça-feira (31). A defesa já protocolou um pedido de reconsideração da decisão. 

 

Essa é a terceira vez que o STJ nega pedido de soltura de Savi, que apesar de preso quer disputar a reeleição.

 

Savi foi preso na deflagração da segunda fase da Operação Bereré, chamada de Bônus. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), o deputado chefiou um esquema de pagamento de propina em um contrato entre o Detran-MT e a empresa EIG Mercados (antiga FDL).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia