Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2017, 19:36 - A | A

03 de Fevereiro de 2017, 19h:36 - A | A

POLÍTICA / LEGALIDADE

PGE obtém liminar no Supremo e mantém a validade do PPA

Da Redação



(Foto: Tchélo Figueiredo)

Rogério Gallo

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguiu nesta sexta-feira (03), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma liminar derrubando a ação que havia tornado nula a sessão da Assembleia Legislativa que aprovou o Plano Plurianual 2016-2020 (PPA) do Governo de Mato Grosso. A petição deu entrada no STF na quarta-feira (01), assinada pelo procurador geral Rogerio Gallo e pelo procurador junto aos tribunais superior, Lucas Dallamico Schwinden.

 

O ministro-relator Luiz Roberto Barroso acatou a argumentação feita pela PGE-MT de que a ação não foi julgada na instância certa do TJMT. Em seu despacho Luiz Roberto Barroso escreveu: “Considerando portanto que não houve a devida observância à clausula da reserva de plenário. Já que o julgamento foi efetuado por órgão fracionário, está presente a fumaça do bom direito na alegação do descumprimento da Súmula Vinculante 10”.

 

Sobre o risco que a decisão de anular a sessão traria ao Estado de Mato Grosso, o Luiz Roberto Barroso apontou: “Ademais observe-se que a manutenção dos efeitos do acórdão provo caria um indesejável estado de anomia (ausência de lei ou de regra ) relativo à execução orçamentária do ente federativo".

 

O procurador geral do Estrado, Rogério Gallo, considerou a decisão do STF como “uma vitória extremamente relevante para a população porque dá segurança jurídica na execução do orçamento de 2017 pelo Estado, sem prejudicar qualquer política pública”. 

 

“Com a decisão do Ministro Barroso, a matéria voltará a ser discutida no Plenário do Tribunal de Justiça, agora com a participação de todos os desembargadores”, acrescentou Rogério Gallo. (Com Assessoria)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia