Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 17:40 - A | A

25 de Abril de 2018, 17h:40 - A | A

POLÍTICA / PELO DETRAN

Movimento Maio Amarelo é lançado em MT com ações em mais de 35 municípios

Da Redação



(Foto: Detran-MT)

MAIO AMARELO.JPG

 

O Movimento Maio Amarelo com o tema “Nós Somos o Trânsito” chega a Mato Grosso com a maior programação já vista desde o início do projeto que é realizado em outros 27 países há cinco anos. O lançamento da edição 2018 ocorreu na noite desta terça-feira (24), durante a solenidade realizada na Praça das Bandeiras em Cuiabá.

 

De acordo com presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Thiago França, pelo menos 35 cidades aderiram ao movimento neste ano, o que demonstra o engajamento e o despertar para a necessidade de mobilizar a sociedade por um trânsito mais seguro.

 

“Essa é uma noite histórica para Mato Grosso, pois estamos lançando o maior movimento pela vida já visto. Isso porque o número de mortes no trânsito ainda é assustador. A adesão das cidades do interior é de grande importância, pois vamos conseguir somar mais forças em prol da vida. O calendário de ações é intenso e, durante os 31 dias do mês de maio, teremos uma série de ações com cunho preventivo e educativo”, afirmou França.

 

Ainda apontando que serão feitas blitz de orientação, ciclo de  palestras, passeios ciclísticos, entrega de bafômetros para batalhões de trânsito, além das ações realizadas pelas Ciretrans nos municípios participantes. “E também em maio será publicado o Plano Estadual que estabelece as diretrizes para redução de mortes com motociclistas, um dos maiores alvos dos acidentes de trânsito, segundo as estatísticas” ainda diz.

 

Dados da Secretaria de Segurança do Estado mostram eu somente em 2017 foram registradas 23 mil ocorrências no trânsito, sendo que 656 resultaram em mortes por acidentes de trânsito, sendo que somente em Cuiabá e Várzea Grande 240 pessoas morreram.

 

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Aristóteles Cadidé, reforçou o impacto positivo do Movimento Maio Amarelo nos municípios e citou como exemplo a importância da adesão das cidades mato-grossenses ao Sistema Nacional de Trânsito.

 

“Fazemos parte de um contexto maior, a via urbana do município - se não é integrado ao Sistema Nacional de Trânsito -, é necessário que celebre convênio com o Detran para que haja a fiscalização nas cidades. Aqueles que estão homologados que exerçam seu papel de Executivo para gerir e fazer as ações de orientação e fiscalização. Conclamo a todos para que possamos construir para que Mato Grosso possa colaborar com essas ações. O Maio Amarelo está aí para nos lembrar e nos fazer exercer nosso papel enquanto agente direto nas ações e também como cidadão”, afirmou Cadidé.

 

Para o comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário de Mato Grosso, tenente coronel Esnaldo de Souza Moreira, o movimento é um momento de reflexão. “Precisamos avaliar o que trânsito que queremos e como podemos torná-lo melhor. O Maio Amarelo vem como um momento de análise e contempla não apenas motoristas e motociclistas, mas os pedestres também, que precisam se conscientizar também”, afirmou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia