Cuiabá, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Sábado, 04 de Maio de 2024, 07:56 - A | A

04 de Maio de 2024, 07h:56 - A | A

POLÍTICA / É HORA DE FOCAR EM PROPOSTAS

Mesmo com disparada de Botelho, Mauro descarta pesquisa "cedo demais": "Não retrata o que vai acontecer"

Fred Moraes
Única News



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), ainda não quer "jogar confete" em cima de seu pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil), que apareceu novamente na primeira colocação na pesquisa mais recente em torno da disputa pela Prefeitura de Cuiabá, divulgada na última segunda-feira (29). Mauro disse à imprensa que sequer analisou a pesquisa, por considerar o momento inoportuno.

Mesmo com Botelho aparecendo com 34,8% das intenções de votos, Mauro defende que até outubro, período das eleições, tudo pode mudar e que seguirá com sua crença de não ler pesquisas até os últimos minutos de campanha eleitoral "para não frustrar a torcida". No entanto, ressaltou que pesquisas sérias e com bons embasamentos técnicos são bem-vindas e servem para “orientar” o campo político dos pré-candidatos.

“Eu sempre disse que discutir eleição muito longe do processo eleitoral é imaturo. Grande parte da população não vive essa agonia política que os políticos, ou parte da imprensa vive. Esse é o tema que faz parte do dia-a-dia nosso [político] e da imprensa. A população está preocupada com obras de ações com coisas que melhoram a vida delas e eu não discuto. Não olho pesquisas. Mas, toda pesquisa séria feita dentro da técnica estatística ela é bem-vinda. Ela dá uma orientação ela mostra uma fotografia do momento. E se tá muito distante tem muita coisa que pode acontecer que pode mudar essa fotografia”, disse Mauro.

A pesquisa citada por Mauro foi desenvolvida pelo Instituto Percent, nela Eduardo Botelho apareceu com 34,8% das intenções de votos na pesquisa estimulada. O instituto desenvolveu o estudo em duas modalidades, a espontânea – quando o entrevistado cita o primeiro nome que votaria – e estimulada – onde é apresentada uma lista com os principais pré-candidatos. A segunda posição é ocupada pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), com 22,8%, com diferença de 12% do primeiro colocado. Lúdio Cabral (PT), apareceu em terceiro lugar, somando 11,7% das intenções de votos.

A quarta e quinta posição mostraram uma “novidade” no cenário político. Com 5,2% das intenções de votos, o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), ex-vereador pela capital, mostrou um crescimento curioso no levantamento e aparece à frente do atual vice-prefeito do município, José Roberto Stopa (PV), que conta com 4,1%.

E por último aparece Reginaldo Teixeira (Novo), com 1,3%. Nulos e brancos somam 5,2% e os indecisos ainda representam 13,8% da população cuiabana. Outros 1,3% dos entrevistados não souberam responder.

Já na modalidade espontânea, Botelho soma 23,5% das intenções de votos, enquanto Abílio tem a preferência de 12,5% dos entrevistados, seguido de Lúdio com 5,8%, Juca do Guaraná com 2,3%; José Roberto Stopa com 1,6% e Reginaldo Teixeira com 0,2%. Nulos e brancos representam 1,4% e os indecisos representam 48,8% dos entrevistados, enquanto 3% não quiseram responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de abril de 2024 e ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia