Cuiabá, 11 de Novembro de 2019

POLÍTICA
Terça-feira, 15 de Outubro de 2019, 17h:05

OUTUBRO ROSA

Janaina Riva cria projeto para beneficiar mulheres na luta contra o câncer

Única News
(Com assessoria)

Carlos Eckert/Única News

Tramita desde o início de 2019 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dois projetos de lei de autoria da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que tratam da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O primeiro, de número 245/2019, assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso ao teste de mapeamento genético por meio do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso.

“Sabemos que a carga genética é um dos principais fatores que contribuem para o surgimento do câncer, aliada é claro ao estilo de vida. Mas esse exame pode mapear e identificar a doença antes mesmo que ela se manifeste oque dá ao paciente, chances infinitamente maiores de cura”, explica a parlamentar.

Pelo projeto, são consideradas mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama aquelas que apresentarem histórico familiar de incidência dessa neoplasia maligna em parentes de primeiro grau - mãe, irmãs e avós - que desenvolveram esse tipo de câncer antes dos 50 anos de idade.

O segundo projeto, de número 238/2019, institui a prática de Exame de Mamografia Móvel – Exame Mamóvel no âmbito do Estado de Mato Grosso. Considera-se exame de mamografia móvel aquele realizado por unidade móvel de saúde com o objetivo de identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama em todo território mato-grossense.

“O mamóvel nada mais é um veículo adaptado com aparelho de mamografia e profissionais aptos a realizarem o exame, que rodaria o estado para atender nos principais polos de saúde e municípios onde não existe este tipo de aparelho. Um custo muito pequeno perto dos benefícios de levarmos a saúde na ponta, para quem realmente precisa dela”, finalizou.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE