Cuiabá, 09 de Dezembro de 2018

DESFALQUE AO ERÁRIO

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 11h:00 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Ex-chefe da Defensoria terá que devolver R$ 248 mil por gastos ilegais

Da Redação

(Foto: Reprodução/Defensoria)

Defensoria- Prieto.jpg

 

André Luiz Prieto, ex-chefe da Defensoria Pública de Mato Grosso, terá que ressarcir R$ 248,8 mil, aos cofres públicos, após ser condenado por despesas ilegais e ausência de documentos comprobatórios de gastos com aeronaves, veículos automotores e combustíveis. E ainda multa proporcional de 10% do valor do dano.

 

A determinação do Tribunal de Contas do Estado também estende a condenação - nesta ção -, a empresa Comercial Amazônia de Petróleo Ltda. 

 

A  prática dos crimes de peculato e fraude em processo licitatório foi investigado pelo Ministério Público Estadual, em abril de 2011, quanto Prieto ainda estava no cargo de defensor público-geral.

 

Na época, o MPE pediu ao Judiciário para afastar Prieto, em caráter cautelar, até que fosse decidido o mérito da ação penal.

 

Em maio de 2012, o Tribunal de Contas do Estado divulgou relatório de auditoria de atos de gestão da Defensoria Pública de Mato Grosso, no período de 2011, e apontou que a gestão do então defensor público-geral André Luiz Prieto cometera 36 irregularidades, entre gravíssimas, grave e moderadas. 

 

Ele foi demitido em julho de 2014 por 'conduta irregular que o incompatibilizou para o exercício do cargo de defensor público do Estado de Mato Grosso' e ainda por ter comprometido o prestígio ou decoro da instituição.

 

Ainda pesa contra ele um denúncia de que teria vendido um carro que pertencia a entidade sem a devida autorização. Além disso, o dinheiro não teria sido depositado na conta da associação.

 

Prieto ainda foi considerado inabilitado para exercer  cargo em comissão ou função de confiança por um período de seis anos.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Nov 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br