Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 19:20 - A | A

05 de Dezembro de 2018, 19h:20 - A | A

POLÍTICA / PROJETO DE LEI

Deputados aprovam concurso para a criação de polícia Legislativa

Da Redação



(Foto: Ronaldo Mazza/ALMT)

deputados.jpg

 

Foi aprovado na 17ª reunião ordinária  da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na tarde desta terça-feira (4), o Projeto de Lei (PL) nº 20/2015, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que dispõe sobre a transformação da Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa, criada pela Lei nº 7.860, de 19 de dezembro de 2003, em Departamento de Polícia Legislativa.

 

O PL, que teve como relator o deputado estadual Oscar Bezerra (PV), recebeu parecer contrário por entender que somente a Mesa Diretora da Casa de Leis teria competência para apresentar o tema.

 

A maioria dos membros derrubou o voto do relator, tornando favorável a aprovação do projeto de lei. Com isso, o PL segue para plenário para ser discutido e votado em segunda votação, mas ainda sem previsão de entrar em pauta.

 

Segundo Wilson Santos, a Assembleia Legislativa conta com 50 policiais militares cedidos pela PM, sendo o salário desses profissionais pago pelo Executivo. O parlamentar argumenta que, ao retirar os PMs da ALMT, o estado economiza em seus gastos e contribui com maior efetivo policial nas ruas.

 

O PL sugere a criação de um concurso público para que a Assembleia Legislativa passe a ter segurança legislativa, sendo o salário desses profissionais pago com o duodécimo do Parlamento estadual. 

 

“Como acontece no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e como acontece em algumas assembleias estaduais. Cinquenta policiais são pagos pelo Executivo e deixam de estar nas ruas, nas portas das escolas, e o momento é de economia, de juízo com o dinheiro público. A Assembleia Legislativa tem recursos para fazer esse concurso público”, frisou.

 

O deputado citou que outros órgãos do estado também têm PMs cedidos, como Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Tribunal de Justiça. De acordo com ele, a soma desses PMs gira em torno de 700 policiais, que são pagos pelo Executivo.

 

De acordo com o PL, o Departamento de Polícia Legislativa é o órgão responsável pela segurança do edifício da Assembleia Legislativa e das suas dependências.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia