Cuiabá, 21 de Novembro de 2018

DO SITE ÚNICA NEWS

Terça-feira, 23 de Outubro de 2018, 19h:01 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Deputada Janaina Riva é a convidada da Live desta quarta

Luana Valentim
Da Redação

Foto: (Reprodução/Web)

janaina

 

A deputada estadual, Janaina Riva (MDB) é a convidada da Live do Site Única News nesta quarta-feira (24), ás 8h, que será transmitido via Facebook.  Líder de oposição ao governo, na Assembleia Legislativa, a parlamentar é ainda a única parlamentar mulher,  reeleita nestas eleições com 51.532 votos, tendo sido a mais bem votada para o Parlamento.

 

Na primeira vez em que disputou como deputada estadual, Janaina foi a segunda parlamentar mais votada com 48.171 votos, além de ser a mais jovem eleita no pleito, na época com 24 anos. 

 

Janaina nasceu no dia 27 de janeiro de 1989 no município de Juara e mudou-se com a família aos seis anos de idade para Cuiabá quando o pai, José Geraldo Riva, venceu a primeira eleição para deputado estadual. Ela é mãe de Sophia e José. 

 

Na Capital, com o apoio incessante da mãe Janete Riva, completou os estudos fundamental e médio. A paixão por Juara fez com que aos 16 anos ela voltasse à sua terra natal onde permaneceu por mais dois anos. Por conta da ausência de uma instituição de ensino superior na cidade, Janaina novamente retornou a Cuiabá para fazer faculdade de Direito, curso no qual se formou em 2011.

 

Política nata, começou cedo sua atuação e desde adolescente participava das militâncias jovens. Sua primeira atuação foi na Juventude 45 Graus do PSDB, idealizada por Dante de Oliveira (in memoriam), quando ainda nem votava. Posteriormente passou pelo PTB e pelo PP quando assumiu e coordenou a juventude da campanha a prefeito do então deputado Walter Rabelo (in memoriam).

 

Em contato constante com prefeitos e vereadores, ela conhece bem as demandas dos 141 municípios do Estado e em seu mandato tem empunhado a bandeira municipalista.

 

Ao final de 2015, por uma questão de conflito de interesses, ganhou na justiça o direito de deixar o PSD sem que perdesse o mandato, uma vez que a sigla migrou para a base governista. Em março de 2016 Janaina Riva se filiou ao PMDB em Brasília, em ato junto ao vice-presidente da República, Michel Temer.

 

Janaina foi eleita presidente da Comissão de Direitos Humanos e Amparo ao Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa no início do seu mandato. À frente desta Comissão seu trabalho de luta pelas minorias tem ganhado força com a retomada e debate de assuntos ligados ao tema dentro do Parlamento. A deputada também passou a presidir a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto no final de 2016. Ela também é membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público 

 

Os primeiros anos de mandato da parlamentar foram marcados principalmente pela defesa dos servidores públicos estaduais com relação ao direito à Reposição Geral Anual, pelos embates contra a terceirização dos serviços de vistoria do Detran e pela contratação dos concursados do órgão, pela luta junto aos empresários para derrubada do Decreto 380  do Governo do Estado que quebraria boa parte dos comércios de Mato Grosso por conta do aumento na carga tributária, pela defesa do direitos dos animais, pela luta com relação à saúde e pelos hospitais regionais que praticamente tiveram que fechar as portas por conta dos cinco meses de atrasos nos repasses do governo. Além disso, a parlamentar lembra também da defesa dos municípios, com relação ao atraso no repasse do ICMS, do caos na parte física das escolas e a falta de manutenção das MTs que foram mostradas por ela no #BlitzdaJana.

 

Opositora de carteirinha do governador Pedro Taques (PSDB), Janaina travou diversas batalhas dentro da Assembleia diante dos escândalos de corrupção que ocorreram durante o governo, deixando a sua digital desvinculando-se da imagem do seu pai.

 

Sem medo das opressões e sendo ainda a única mulher na Casa, Janaina sempre cobrou da base governistas explicações e coerência diante da crise que se formou no Estado. Desafiando os ‘velhos e poderosos’ políticos a prestarem o bom serviço a população mato-grossense.

 

Agora, a parlamentar busca o afastamento do governador diante das novas revelações contidas na delação do empresário Alan Malouf, que afirmou em depoimento que o tucano era ciente e concordou com desvios no Departamento Estadual de Trânsito e na Secretaria Estadual de Educação para pagar as empresas que financiaram o caixa 2 de sua campanha.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Outubro 2018

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade


Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br