Cuiabá, 14 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 18 de Julho de 2018, 16:54 - A | A

18 de Julho de 2018, 16h:54 - A | A

POLÍTICA / SIGLAS VEDADAS

Decreto nacional do PSL pode implodir negociações de Galli e juíza em MT

Marisa Batalha/Luana Valentim



Foto: (Reprodução)

galli e selma

 

 

A direção nacional do Partido Social Liberal emitiu um decreto para suas regionais, incluindo Mato Grosso, proibindo a legenda de se aliar nestas eleições a nove partidos. Dentre eles, o PSDB do governador Pedro Taques, que vem insistindo nas negociações como forma de assegurar o nome da magistrada linkada ao seu grupo político. 

 

Os outros são PDT, PT, PCdoB, PSTU, PCB, PCO, PSOL e Rede. Mas ao contrário do desejo de Taques, a juíza aposentada estava longe dos tucanos e de olho no PDT. E já vinha há um certo tempo mantendo um namoro – ainda que às escondidas, portanto, quase platônico -, com o ex-prefeito de Lucas de Rio Verde (360 km de Cuiabá), Otaviano Pivetta.

 

Sob este olhar, também estaria implodida a negociação de Galli com o senador republicano, Wellington Fagundes, pré-candidato ao governo, já que o PC do B, da ex-reitora Maria Lucia Neder, que disputa neste pleito a uma das vagas pela Senatória, já estaria coligado com o Grupo de Fagundes.

 

A justificativa para a proibição – de acordo com o presidente em exercício, Gustavo Bebianno Rocha, que assina o documento, é que seria imprudente e, sobretudo, um ataque às regras do estatuto a coligação com partidos de esquerda. 

 

‘As deliberações das Convenções Estaduais que contrariarem o presente comunicado poderão ser anulados pela Comissão Executiva Nacional do PSL, nos termos do art. 1º, § 2º, da Resolução CEN nº 002/2018", diz trecho do comunicado oficial.

 

 

Em Mato Grosso, as conversações com outros partidos estão sendo comandadas pelo presidente do diretório regional, o deputado federal, Victório Galli, que busca a reeleição e pela pré-candidata ao Senado, a juíza aposentada Selma Arruda. 

 

Para alguns articulistas, ambos [Galli e Selma] deverão sair perdendo com o decreto, ainda que no caso da juíza – sob o olhar ideológico -, pode não haver muitas perdas, já que possui uma posição bem parecida com a do presidenciável e dirigente afastado do partido, Jair Bolsonaro. Principalmente no que tange às questões de armamentos e conceitos mais severos em torno da Tradição, Família e Propriedade.

Foto: (Reprodução)

Comunicado

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia