Cuiabá, 20 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 10:29 - A | A

28 de Abril de 2022, 10h:29 - A | A

POLÍTICA / POLÊMICA DAS EMENDAS

Botelho rebate e diz que Mendes é “só elogios” aos deputados da AL

Thays Amorim
Única News



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB), rebateu na última quarta-feira (27) o governador Mauro Mendes (UB) e afirmou que o chefe do Palácio Paiaguás “é só elogios” aos deputados. Na manhã de ontem, Mendes disse que também tinha reclamações contra os parlamentares.

“Não, para mim ele não apresentou reclamações nenhuma. Só elogios, só elogiando a Assembleia” destacou Botelho no final da manhã da quarta, após reunião com o chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, para discutir o pagamento das emendas impositivas.

As emendas são parte do orçamento público indicadas pelos deputados aos municípios, apesar da execução e aplicação ser feita pelo Governo do Estado. O valor das emendas parlamentares desse ano é de cerca de R$ 260 milhões – sendo que apenas R$ 10 milhões foram empenhadas. O valor só é encaminhado aos municípios após a aprovação dos projetos.

LEIA MAIS: Mendes rebate cobrança e diz que também tem reclamações contra deputados

A polêmica das emendas ocorre porque os pagamentos referentes a 2022 ainda não foram realizados. Isso porque as emendas de 2021 que estão atrasadas ainda estão sendo quitadas pelo Governo neste ano. Contudo, Gallo garantiu que a verba irá chegar aos municípios até o dia 30 de junho – prazo final para o pagamento, devido ao ano eleitoral.

Durante a reunião, Botelho chegou a dar um ‘conselho’ ao recém-empossado chefe da Casa Civil, para utilizar o “rigor da lei” no pagamento das emendas, independente da posição do deputado na ALMT, contra ou favorável ao Governo.

“Todos os parlamentares, independente da bancada, de ser oposição ou não. É um direito. Inclusive, eu disse para o secretário 'use o que a gente diz sempre, para os adversários o rigor da lei'. O rigor da lei é pagar as emendas, que é um direito líquido e certo dos deputados”, pontuou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia