Cuiabá, 24 de Maio de 2018

BONSUCESSO

Sexta-feira, 11 de Maio de 2018, 20h:00 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Mais de 30 kg de pescado irregular e canoa são apreendidos pela Sema

Da Redação

(Foto: divulgação/Sema)

PESCADO.jpg

 

Foram apreendidos mais de 30 kg de pescado irregular, na tarde desta quarta-feira (9), no Distrito de Bonsucesso (a 8 km de distância de Várzea Grande) região metropolitana de Cuiabá. A ação conjunta, foi entre a Equipe de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). Também foram apreendidos uma canoa e uma rede de arrasto.

 

A apreensão aconteceu durante o patrulhamento pela água, os fiscais flagraram os pescadores que estavam fazendo uso ilegal da rede de arrasto e logo em seguida os suspeitos fugiram. Os peixes capturados são das seguintes espécies: Curimba, Piava e Piraputanga, eles foram doados para o Hospital de Santo Antônio de Leverger.

 

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, a irregularidade aconteceu pela pesca predatória com rede e pela falta de medida dos peixes permitida por lei, “estamos em período da lufada, momento em que os peixes sobem o rio, e por isso estão mais vulneráveis para captura”, explica.

 

Regras da pesca

 

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

 

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Abril 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br