Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 09 de Março de 2017, 14:19 - A | A

09 de Março de 2017, 14h:19 - A | A

POLÍCIA / MISTÉRIO

Depois de dez dias, bombeiros encerram buscas de irmãos desaparecidos

Caso passa a ser apurado pela Polícia Civil, a fim de esclarecer o mistério

Da Redação



 

 

(Foto: Divulgação)

 

Após dez dias de intenso trabalho na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (531 km distante de Cuiabá), o Corpo de Bombeiros decidiu encerrar as atividades de buscas para localizar os corpos de duas crianças do Rio Guaporé. Elas têm entre 8 e 9 anos e supostamente se afogaram no dia 27 de fevereiro, por volta das 16h.

 

 

A primeira resposta ao chamado foi dada por uma equipe de mergulhadores da 8ªCIBM realizaram as varreduras submersas a fim de localizar os corpos.

 

 

Para dar maior praticidade dos trabalhos foi montado um ponto base próximo à casa dos familiares, onde houve a preparação de toda logística e levantamento das informações entre as instituições públicas empenhadas nas buscas.

 

 

Além dos bombeiros de Pontes e Lacerda, no quarto dia de buscas houve o apoio operacional da equipe de mergulhadores da 2ªCIBM do município de Cáceres e no oitavo dia, foi adicionado o reforço operacional do Grupo de Mergulhadores Autônomos do 1ºBatalhão em Cuiabá e o Núcleo de Operações de Busca Resgate e Salvamento com Cães do 2º Batalhão em Várzea Grande.

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar contou com o empenho da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) e a Gerência da Secretaria Estadual de Meio Ambiente no apoio logístico aos trabalhos. Após o quarto dia de buscas, a Delegacia Regional da Polícia Civil de Pontes e Lacerda reforçou o emprego operacional de investigadores a fim de coletar informações para apuração dos fatos, bem como disponibilizou de forma integral uma camionete com engate para o transporte de uma das embarcações do CBM.

 

 

A equipe contou ainda com o apoio da sociedade local a fim de empenhar embarcações privadas com pessoas experientes na região a fim de realizar as buscas na superfície do rio Guaporé. Foi disponibilizado um ponto de apoio no assentamento denominado “Ritinha” que fica a aproximadamente 55 km ao longo do curso do rio para as embarcações que realizavam as buscas pudessem receber combustíveis para os motores; alimentação e água potável aos tripulantes.

 

 

As dificuldades encontradas foram: a baixa visibilidade da água; elevado nível da cheia do rio Guaporé; grande quantidade de vazões alternativas; vegetação da mata ciliar muito densa e parcialmente submersa pelo grande volume de água acima da calha do rio estendendo, consideravelmente, a área de busca das crianças vítimas de afogamento.

 

 

Ao término da operação todo o efetivo empregado, reuniu-se com os familiares e repassaram todas as informações pormenorizadas do desenvolvimento das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar referente aos dias de buscas.

 

 

Diante de todo o quadro da operação, o Corpo de Bombeiros Militar salienta que, caso haja novos indícios que apontem para uma possível localização das crianças, os trabalhos serão novamente retomados.

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3