Única News

Segunda-feira, 20 de Junho de 2016, 14h:28

Senar-MT qualifica mais de 13 mil pessoas no primeiro quadrimestre de 2016

Suelen Alencar com GECOM Senar-MT

Senar MT

Oportunidade de qualificação

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais e diversos outros parceiros, realizou  1.187 eventos educacionais. Segundo o balanço foram mais de 13 mil pessoas qualificadas dentro do quadrimestre de 2016.

Os treinamentos que lideram o ranking são Segurança e saúde no trabalho. Outra procura continua é a Segurança no Trabalho e Maquinas e equipamentos que formaram um total de 55 turmas "Isso equivale a mais de 600 pessoas qualificadas para atuar nesta área", acrescenta o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.

Nesse primeiro meses formaram 192 turmas de treinamentos na área de saúde e segurança no trabalho e, com isso, foram qualificadas mais de 2 mil pessoas para atuarem neste setor. Os treinamentos mais demandados são os de NR 31.8 Segurança no Trabalho, Aplicação de Agrotóxico e NR 33 Espaço Confinado e NR 35 Trabalho em Altura.

O curso de Mecanização agrícola é outra área com uma grande procura por qualificação ou capacitação. O Campo Aprendiz formou 57 profissionais, neste primeiro quadrimestre de 2016, no curso de mecanização agrícola.

 

Comparativo

 

Um pouco diferente do primeiro quadrimestre de 2015, houve uma diversificação no ranking dos 10 treinamentos mais solicitados. O ranking dos 10 mais solicitados incluíram os treinamentos de primeiros socorros, doma racional de equinos e produção de derivados de leite, requeijão, doces e iogurtes.

De acordo com Celidonio, a falta de mão de obra qualificada é a principal reclamação que tem ouvido nas visitas feitas aos sindicatos rurais nos últimos meses. "É uma situação que preocupa produtores de todo o Brasil". Não só faltam pessoas para trabalhar, como também faltam profissionais qualificados. "Aqueles que estão qualificados conquistam postos de trabalho e todos os benefícios de uma vida de qualidade. O conhecimento muda a vida das pessoas".

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

 

 


Fonte: Única News

Visite o website: unicanews.com.br