Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 19 de Abril de 2022, 20h:50

Justiça determina que 150 famílias desocupem área no Altos do Ubirajara até junho

Mayara Campos
Única News

Foto: Reprodução

Cerca de 150 famílias que vivem na comunidade Altos do Ubirajara, em Cuiabá, receberam uma ordem de desocupação do terreno onde moram, nesta terça-feira (19). A Polícia Militar esteve no local para cumprir a determinação, no entanto, os populares continuaram no local.

A desocupação foi determinada pela juíza Vandymara Paiva Zanolo, da 4ª Vara Cível de Cuiabá. Na ordem judicial, as famílias deveriam ser encaminhadas para locais seguros, mas eles negaram o que isso esteja acontecendo.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proíbe as ações de desocupação até 30 de junho deste ano, em razão do estado de calamidade da Covid-19 no Brasil, decretado em março de 2020. 

A posse do terreno é disputada na Justiça pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e uma pessoa que se diz proprietária do imóvel e entrou com uma ação na Justiça, que determinou a desocupação.

O relator do processo, desembargador Sebastião Barbosa Farias, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) também determinou a suspensão da desocupação.

"Mantenho a extensão, para as áreas rurais, da suspensão temporária de desocupações e despejos, de acordo com os critérios previstos na Lei nº 14.216/2021, até o prazo de 30 de junho de 2022. Faço apelo ao legislador, a fim de que delibere sobre meios que possam minimizar os impactos habitacionais e humanitários eventualmente decorrentes de reintegrações de posse após esgotado o prazo de prorrogação concedido", diz a decisão.

Os deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Valdir Barranco (PT), interviram na ação da Polícia Militar na manhã desta terça-feira.