Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016, 11h:01

Nomeação de Defensor causa alento na Promotoria

Defensoria de MT/Secom

Defensor- Silvio Jeferson-de-Santana.jpg

 

Muitos promotores do Ministério Público do Estado estão confiantes que o governador Pedro Taques (PSDB) deverá realizar sua escolha, respeitando a eleição que definirá a lista tríplice para escolha do Procurador(a)-Geral de Justiça que ocorrerá no dia 14 de dezembro de 2016. À exemplo de sua escolha nesta última quarta-feira (30), quando bateu o martelo e nomeou Sílvio Jeferson de Santana como o novo Defensor Público-Geral do Estado. Sílvio foi o mais votado nas eleições da categoria e o ato de nomeação já foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 01.

 

Os promotores não questionam a prerrogativa de Taques como chefe do Executivo Estadual, de escolher o nome que melhor lhe aprouver dentro da Lista Tríplice. Mas estão torcendo, até 'fazendo figa', para que Taques, como na Defensoria, respeite o nome mais votado nas urnas também no MP.

 

Disputam a Procuradoria-Geral da Justiça: Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza (ex-secretária de Taques na Sema), Eliana Cícero de Sá Maranhão, José Antônio Borges Pereira e Mauro Benedito Pouso Curvo. Cada eleitor terá direito a escolha de até três nomes e, em caso de empate, a decisão ocorrerá em favor do candidato que tiver obtido o maior número de votos singulares e, eventualmente persistindo o empate, do que for mais antigo na carreira.

 

Segundo a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, homologado o resultado do processo eleitoral pelo Colégio de Procuradores, a lista tríplice formada no dia da eleição será remetida, no primeiro dia útil de 2017, ao chefe do Poder Executivo Estadual para escolha e efetivação da nomeação ao cargo de procurador-geral de Justiça, cujo mandato tem duração de dois anos, sendo admitida uma recondução.