Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020, 09h:18

Papa Emérito Bento XVI quer que seu nome seja retirado de livro

Cardeal Robert Sarah diz que capa será diferente nas próximas edições, mas que o conteúdo permanecerá o mesmo. Pessoas próximas a Bento XVI afirmaram que o livro foi publicado sem sua autorização.

Por G1

(Foto: Reuters/Osservatore Romano)

O Papa Emérito Bento XVI quer que seu nome seja retirado do livro sobre celibato clerical do cardeal Robert Sarah, informou nesta terça (14) seu secretário pessoal, o arcebispo Georg Gänswein.

O arcebispo afirmou à Reuters que, a pedido do pontífice emérito, pediu a Sarah que solicitasse aos editores que retirassem o nome de Bento XVI da capa, introdução e conclusão do livro, que em português se chama "Do Fundo de Nossos Corações". Na obra, o cardeal defende a manutenção do celibato pelo clero.

Segundo fontes ouvidas por jornais na segunda-feira (13), Bento XVI não é coautor do livro e não teria visto e nem aprovado o livro ou sua capa, e nem assinado a obra.

Em uma publicação feita nesta terça-feira (14) no Twitter, o cardeal Sarah disse que, em versões futuras, a autoria do livro não será atribuída a Bento XV, somente a ele mesmo - mas que o conteúdo da obra permanecerá o mesmo.

(Foto: Reprodução/Ignatius Press)

livro papa

Capa da versão em inglês do livro 'Do fundo de nossos corações', com fotos e assinaturas do Papa Emérito Bento XVI e do cardeal Robert Sarah.

 

"Considerando as polêmicas que a publicação do livro 'Do fundo de nossos corações' provocou, ficou decidido que o autor do livro será, para futuras publicações, o cardeal Sarah, com a contribuição de Bento XVI. No entanto, o texto completo continua absolutamente inalterado", disse o cardeal.

O cardeal afirmou, na mesma rede social, que "Bento XVI sabia que nosso projeto tomaria a forma de um livro. Eu posso dizer que nós trocamos várias provas para estabelecer as correções". Ele também publicou um comunicado oficial em que reitera a declaração.

(Foto: Andrew Medichini/AP)

Robert

O cardeal Robert Sarah em foto de 2013, no Vaticano.

 

Alguns estudiosos católicos romanos haviam repreendido o Papa Emérito por seus comentários no livro, dizendo que suas palavras arriscavam desestabilizar o atual pontífice, Francisco.

 

 

Padres casados na Amazônia

 

Em outubro, o documento final de uma assembleia de bispos católicos, ou sínodo, sobre a Amazônia propôs que homens casados da região remota possam ser ordenados como padres, o que provocaria uma mudança histórica na disciplina de celibato vigente há séculos na Igreja.

A proposta sugere que homens casados mais velhos que já são diáconos da Igreja, têm um relacionamento familiar estável e são líderes comprovados de suas comunidades sejam ordenados depois de uma formação adequada.

O Papa Francisco a cogitará, assim como muitas outras propostas sobre questões que emergiram durante o sínodo, incluindo o meio ambiente e o papel das mulheres, em um documento de sua autoria, conhecido como Exortação Apostólica, que ainda deve ser publicado.

Em 2013, quando se tornou o primeiro papa a renunciar em 700 anos, Bento XVI, que mora no Vaticano e está com 92 anos e saúde frágil, prometeu se manter "escondido do mundo". Mesmo assim, deu entrevistas, escreveu artigos e contribuiu com livros, na prática rompendo a promessa e animando os conservadores - alguns dos quais não reconhecem a legitimidade de Francisco.