Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 17h:42

Governador suspende cassação de aposentadoria e exoneração de servidores do Detran

Fernanda Nazário
Única News

(Foto: Gcom-MT)

O governador Mauro Mendes (DEM) suspendeu a cassação de aposentadoria e exoneração de 33 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Eles são acusados de envolvimento no esquema de vendas de CNH para candidatos interessados em passar no teste prático de direção veicular. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (11).

Os Processos Administrativos Disciplinar (PAD), que resultaram na demissão dos servidores, foram instaurados em 2016 após a Polícia Civil deflagrar a Operação Fraus. O resultado dos processos foi publicado no início do mês de maio deste ano.

Após serem notificados sobre o ocorrido, os servidores entraram com recurso contra a decisão. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) deverá reanalisar os PADs e emitir parecer final de cada caso em até 45 dias.

A operação

A operação foi realizada em 39 cidades, sendo oito em Mato Grosso, uma em Tocantins e 30 em Goiás. As investigações começaram em setembro de 2010 na cidade de Barra do Garças. A fraude foi descoberta depois de uma denúncia encaminhada ao Ministério Público de Barra do Garças, onde uma pessoa informava que uma autoescola do município oferecia facilidades para retirar e até revalidar a CNH.

Os candidatos eram aprovados sem fazer provas práticas, teóricas ou de direção, e ainda conseguiam aprovação nos exames feitos por pessoas que se passavam por eles nas provas.