Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 21 de Maio de 2019, 10h:17

Anistia Internacional recomenda revogação de decreto das armas

Entidade lançou carta aberta com observações para o governo sobre direitos humanos.

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1
Brasília

(Foto: Luiz Felipe Barbiéri/G1)

A Anistia Internacional lançou nesta terça-feira (21) a ação “Brasil para todo mundo”, em que recomenda, entre outros pontos, a revogação do decreto das armas editado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O decreto, assinado no início do mês, facilita o porte de arma (direito de andar com a arma) para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos.

Para a Anistia Internacional, o decreto atenta contra as garantias do direito à vida, liberdade e segurança das pessoas.

De acordo com a entidade, o discurso “anti direitos humanos” de Bolsonaro “está começando a se concretizar em medidas e ações que ameaçam e violam os direitos humanos de todas as pessoas no Brasil”.

 

Carta aberta

 

Em carta aberta a Bolsonaro, a Anistia Internacional disse que se baseou na análise de decretos, medidas provisórias, projetos de lei e declarações de integrantes do governo para fazer recomendações sobre direitos humanos ao governo.

A entidade afirmou que medidas adotadas por Bolsonaro “geram preocupação e podem impactar negativamente no exercício dos direitos humanos e nas obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”.