Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 07h:12

Piloto e copiloto passam por cirurgia; sobreviveram de água e barra de cereal

Claryssa Amorim

(Foto: Reprodução/Facebook)

piloto desaparecido3.jpg

 

O piloto John Cleiton Venera e o copiloto Marcelo Balestrin, de 40 anos, que foram encontrados depois de quatro dias em meio à mata na região da Serra de Mangaval, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá), passam por cirurgia. Os dois sofreram acidente com a queda da aeronave, na sexta-feira (30). 

 

Os dois foram levados para o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e em seguida, transferidos para o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. 

 

Segundo informações da família para o site Única News, o estado de saúde dos dois é estável. Devido a fratura de alguns ossos, a cirurgia foi necessária para reconstrução em algumas partes do corpo. John e Marcelo entraram para a cirurgia na madrugada desta quarta-feira (5), por volta das 4h e, ainda não saíram. 

 

Os familiares relataram ainda que no momento em que os dois foram encontrados dentro dos destroços da aeronave, os dois estavam bem e conversando um com outro. 

 

Durante os quatro dias em que ficaram em meio a mata, eles sobreviveram de duas garrafas de água, algumas barras de cereal e biscoitos que teriam levado dentro da mochila. 

 

"Ontem era o dia preparado para encontrar eles, pois a partir do quarto dia, eles já começariam a ficar debilitados e desidratados, pois já tinha acabado tudo que tinham de comer", relatou a cunhada do copiloto Marcelo. 

 

Depois de ter acabado as garrafas que tinham com água, eles relataram a família que para a sede, tomaram a própria urina. 

 

O acidente

 

(Foto: Divulgação/CBM-MT)

pilotos encontrados2.jpeg

 

As buscas foram feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

 

Durante o final de semana, devido ao mau tempo, o Centro Integrado de Opeações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Segurança Pública, precisou suspender as buscas pela aeronave, prefixo PT-ICN, em alguns momentos, dificultando encontrar as vítimas. Na segunda-feira, as buscas foram retomadas e os dois foram encontrados no final da tarde dessa terça-feira (4).

 

As buscas na Serra do Mangaval foram feitas com base no mapa de rotina de voos, com aproximação ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. No entanto, as equipes de resgate não sabem ao certo onde a aeronave caiu.

 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a aeronave está irregular, com certificado de voo cancelado. O avião foi fabricado em 1972 e pertence a Wilson Cheris Vera.

 

Veja o vídeo: