Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 08h:29

Justiça acata pedido e empresária cuiabana deve cumprir prisão domiciliar

Da Redação

(Foto: Divulgação)

casal preso

 

A Justiça de Mato Grosso do Sul permitiu a prisão domiciliar da empresária Flávia de Martin Teles Birtche, para cuidar dos filhos menore de idade. Ela foi detida no dia 8 de agosto, pela operação 'Grão de Ouro' em sua residência, no condomínio residencial Alphaville, em Cuiabá. Ela e o marido são acusados de participarem de um esquema de sonegação fiscal na comercialização de soja. 

 

Já o marido, Victor Augusto Saldanha Birtche, segue detido provisoriamente em Cuiabá. O casal aguarda ser interrogado pelo Ministério Público.

 

De acordo com o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso do Sul (Gaeco-MS) , a investigação do esquema criminoso começou em 2016 quando o Ministério Público foi provocado pela Secretaria de Fazenda, que apresentou suposta existência de um esquema de sonegação de tributos estaduais, ICMS, na comercialização de grãos produzidos.

 

O Gaeco estima prejuízo de pelo menos R$ 44 milhões aos cofres de Mato Grosso do Sul com o esquema de fraudes fiscais mantido por produtores rurais, funcionários da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), caminhoneiros, corretoras, e a princípio 14 empresas de fachada que emitiam notas fiscais frias.

 

A operação cumpriu 33 mandados de busca em Campo Grande, 21 em Chapadão do Sul, 11 em Costa Rica, um em Coxim, dois em Itaporã, 3 em Nova Alvorada do Sul, um em Fátima do Sul, um em Cassilândia, um em Rio Negro, 5 em Rio Verde de Goiás, 3 em Mineiros (GO), 5 em Alto Araguaia (MT), dois em Cuiabá, dois em Presidente Prudente (SP), dois em São José do Rio Preto (SP), um em Paranapuã (SP), um em Jales (SP), um em Oroeste (SP), um em Cosmorama (SP), um em Três Fronteiras (SP), um em Álvares Machado (SP), um em Uberlândia (MG), um em Unaí (MG), um em Paranaguá (PR) e dois em Rodeio Bonito (RS). (Com GD)