Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Domingo, 08 de Julho de 2018, 17h:09

Comitiva da OAB se reúne com Taques contra agressão e prisão de advogado

Da Redação

(Foto: OAB-MT)

leonardo campos.jpg

 

Após prisão do advogado, Luciano Carvalho, por supostamente atrapalhar e obstruir os policiais da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), na madrugada deste sábado (6), e acabar sendo agredido por policiais, em Cuiabá, levou uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso e da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas do Estado, a adotarem todas as providências do que poderá ser considerado 'abuso de autoridade policial'.

 

Em razão da gravidade do caso, o governador Pedro Taques se reunirá com a OAB-MT para discutir a situação. A comitiva também se encontrará com o secretário de Estado de Segurança Pública e o delegado-geral da Polícia Civil nesta próxima segunda-feira (09). 

 

O advogado Luciano Carvalho foi agredido e detido de forma arbitrária por policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) e conduzido até o Cisc Verdão quando atendia um cliente.

 

Diante da flagrante violação às prerrogativas profissionais e da ação truculenta, a diretoria da OAB-MT, Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), membros das comissões temáticas e da Abracrim se reuniram com o delegado Guilherme Fachinelli, no Cisc Verdão, neste sábado, e informou que o caso será encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil para apuração.

 

“A OAB-MT não vai se calar frente aos abusos ocorridos. Se o policial que tem por dever proteger a população dispensa um tratamento desses a um advogado que está atendendo seu cliente, imagine o quanto sofre a população? Não vamos generalizar, mas vamos pedir punição exemplar”, destacou o presidente da Ordem, Leonardo Campos.

 

Toda a ação truculenta foi registrada em vídeos que já foram encaminhados às autoridades competentes para as devidas providências. Devido à violência da ação, o advogado precisou ser encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu) ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC).

 

Entenda o caso

 

Após prisão do advogado, Luciano Carvalho, por supostamente atrapalhar e obstruir os policiais da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), na madrugada deste sábado (6), colegas de profissão divulgam vídeos e protestam sobre o ocorrido. Segundo os advogados, os policiais invadiram uma residência e ainda agrediram Luciano por estar realizando o seu trabalho. 

 

Segundo policiais da Gerência de Operações Especiais (GOE), que foram acionados pela Deletran para dar apoio a ocorrência, Luciano foi preso por atrapalhar a prisão do advogado Dyego Nunes da Silva Souza, de 32 anos, após atropelar com o carro em alta velocidade, a vítima Martiniano Cabral, de 54 anos.

 

Dyego fugiu do local sem prestar socorro. Os policiais foram até a sua residência, onde Luciano se apresentou como advogado de Dyego e tentou impedir a execução do ato legal, alegando que ão se trata de flagrante de delito. 

 

Porém, segundo os advogados que estão protestando o caso, informou que a polícia invadiu a casa de Dyego, o prendeu e ainda guinchou o veículo. Disseram ainda que os policiais se irritaram com Luciano ao fazer seu trabalho de defender o cliente e bateram no advogado. 

 

No vídeo mostra que Luciano precisou ser levado ao Pronto Socorro de Cuiabá pelo Serviço de Atendimto Móvel de Urgência (Samu), após passar mal ao chegar na delegacia. 

 

A equipe da Deletran informou que precisou acionar o GOE, após  Luciano soltou um cachorro, da raça Pitbull, que avançou contra os policiais. Para apoio a prisão, a equipe da Deletran acionou o GOE, que entraram na residência e prenderam Dyego. 

 

Na delegacia, os advogados filmaram o momento que Luciano precisou ser atendido pelo Samu e a "discussão" com os policiais. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)